Paladar

Receitas

Receita

Quinze receitas para os amantes de cogumelos

Com quase 2 mil espécies, o fungo vai bem em diversos pratos

13 novembro 2017 | 16:21 por Redação Paladar

O cogumelo está muito presente na gastronomia mundial. As espécies mais conhecidas são o francês champignon Paris, os funghi secchi italianos e o shitake e o shimeji japoneses, mas existem muitas outras espalhadas pelo globo. 

Como escolher os cogumelos?

Os fungos devem ter textura firme e não podem soltar líquido. Se tiverem cheiro de fermentado, é sinal de que foram mal conservados e passaram do ponto. Evite pacotes que tenham serragem na base do cogumelo, pois essa parte não é consumível e pode estragar o ingrediente. Ao optar pelo cogumelo seco, compre-os inteiros, em uma embalagem bem vedada. Se esfarelar ou soltar pó, é porque estão velhos.

Como conservar cogumelos?

O ideal é que os cogumelos frescos sejam conservados na geladeira, com temperatura entre 2ºC e 5ºC, em recipientes hermeticamente fechados, por no máximo 10 dias. O fungo seco, no entanto, deve ser armazenado fora da geladeira, em recipiente limpo, arejado e fora do alcance de insetos. Ao reidratar, use água fria e marine o cogumelo na água por até seis horas. Esse líquido pode ser usado no preparo de alimentos, pois fica com o sabor do cogumelo concentrado.