Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Rabanada com leite de amêndoas, mel e especiarias

O leite de amêndoas com especiarias dá uma graça especial ao preparo e as maçãs cozidas completam o sabor dessa bela sobremesa

por Patrícia Ferraz

Rabanada com leite de amêndoas 

Rabanada com leite de amêndoas  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Mesmo que você goste da rabanada simples, dê uma chance a essa receita. O leite de amêndoas com especiarias dá uma graça especial ao preparo e as maçãs cozidas completam o sabor – se preferir, combine com purê de maçã ou purê de peras. Escolha o pão que quiser, mas o ideal é que seja amanhecido, para a rabanada não ficar mole demais. Já testei com pão de levain, pão de grãos, brioche e pão de forma com e sem casca. Deu certo com todos, portanto, fique à vontade.

Preparo

1Derreta uma colher (sopa) de manteiga em uma frigideira pequena e ponha as fatias de maçã. Misture e deixe cozinhar por dois ou três minutos. Acrescente duas colheres (sopa) de água e cozinhe até a maçã amolecer. Se precisar, adicione mais água. Reserve.
2Ponha em um prato fundo os ovos, o leite de amêndoas, o mel de agave (ou mel comum) e as especiarias. Bata para misturar bem.
3Mergulhe as fatias de pão no leite aromatizado,uma por vez. Aperte levemente para tirar o excesso.
4Aqueça uma colher de manteiga em uma frigideira em fogo médio e ponha uma ou duas fatias de pão embebido. Doure dos dois lados, virando com cuidado. Repita até usar todo o pão.
5

Distribua duas fatias douradas em cada prato de servir, espalhe por cima a maçã cozida e regue com um pouco de mel. Coma quente.

 

 

Ficou com água na boca?