Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Receitas com brócolis para todas as ocasiões

Aprenda a cozinhar brócolis e a usá-los em pratos, aperitivos, acompanhamentos e sopas

17 de outubro de 2018 | 14:33 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Brócolis cozinham rápido. Essa a principal lição sobre esse vegetal tão comum na mesa dos brasileiros. Se por um lado isso significa preparos ágeis, também significa que devemos ficar atentos para ele não perder a textura.  

Para agradar os fãs e, quem sabe, mudar a opinião dos ‘haters’, o Paladar separou sete receitas em que a estrela é o brócolis - tem salada, acompanhamento, sopa e até bolinho. 

 

Como cozinhar brócolis

Na água quente salgada, em uma panela sem tampa e com uma bacia de água fria ao lado do fogão. Em resumo, é assim que se cozinha brócolis sem deixar que ele fique molenga e sem viço. Então, antes de qualquer receita, aprenda esse passo a passo

Um belo brócolis.

Um belo brócolis. Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

1. Brócolis ao alho e óleo

Antes de mais nada, uma receita para os iniciantes, que funciona como um acompanhamento perfeito para carnes e peixes. A chef Helô Bacellar ensina os truques de como fazer o vegetal ao alho e óleo direto na frigideira. Confira aqui.  

Brócolis feito pela chef Heloisa Bacellar

Brócolis feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

2. Arroz de brócolis 

Uma receita clássica. O arroz de brócolis é saboroso e ainda colore o prato. Basta cozinhar bem o vegetal, picar e misturar ao arroz cozido. Veja como fazer

Arroz de brócolis.

Arroz de brócolis. Foto: Mauro Holanda|Estadão

 

3. Brócolis com couve e alho confit

O trio brócolis-couve-alho rende um belo acompanhamento - nesta receita do chef Carlos Siffert, ele vem ao lado de lombo de porco. Use a técnica clássica explicada acima: os brócolis são cozidos na água fervente, passados na água gelada e, depois, salteados no azeite. Veja a receita.

Receita de brócolis com couve e alho confit

Receita de brócolis com couve e alho confit Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

4. Brócolis com cebola e molho de mostarda

Essa receita é inspirada em um prato servido no restaurante londrino St. John, do chef Fergus Henderson. Os brócolis são cozidos e servidos como entrada com cebola-roxa e um vinagrete simples, à base de mostarda ancienne (aquela com os grãos). Para acertar, a dica é montar tudo só na hora de servir. Confira a receita completa.

Brócolis

Brócolis Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

5. Bolinhos de grãos, cheddar e brócolis

Brócolis também podem ser um belo aperitivo para tardes famintas. Nesse “bolinho de arroz metido”, ele aparece junto com o queijo cheddar para dar sabor. Essa receita é uma versão da publicada pela chef Deb Perelman em seu livro Smitten Kitchen Every Day (sem edição em português). Veja como fazer.

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

6. Salada de lentilha e brócolis com tahine

Essa salada pode funcionar muito bem como prato principal. As lentilhas e os brócolis são abraçados pelo molho à base de tahine (pasta de gergelim, comum na cozinha do Oriente Médio). Teste a receita original e, depois, sinta-se livre para testar suas próprias versões, com outras castanhas e queijos, por exemplo (aqui, usamos pistache e feta). Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

7. Consomê vegetal

Nessa receita, os brócolis ganham leveza e surpreendem ao aparecer em uma sopa. Com ervilha e cogumelos, complementam um caldo vegetal, formando uma opção ideal para noites frias. Aprenda a preparar em casa.

Consomê vegetal.

Consomê vegetal. Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Use os talos e as folhas 

Além dos floretes, as folhas e os talos (superiores e inferior) do brócolis também são ótimos ingredientes. Os talos vão bem em cubinhos em saladas, arrozes, sopas e purês. As folhas podem ser refogadas como couve ou chicória. Saiba mais