Paladar

Receitas

Receita

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Receitas com couve-flor para provar que ela tem sabor

Couve-flor está em alta. Aparece em restaurantes do mundo todo das mais variadas formas: assada, grelhada, frita, em purê. Aprenda a fazer em casa

30 de abril de 2019 | 15:07 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

"No meio da couve-flor tem a flor, tem a flor / Que além de ser uma flor tem sabor". Jorge Mautner e Nelson Jacobina sabiam do estavam falando quando compuseram Maracatu Atômico em 1974 (a música ganhou fama nacional mais tarde, em 1996, quando foi gravada por Chico Science e sua Nação Zumbi). Couve-flor tem, sim, sabor. 

Nos últimos anos, de coadjuvante sem graça ela passou a estrela em cardápios no mundo todo, onde aparece das mais variadas maneiras: assada, grelhada, frita, em purê, esfarelada (como um cuscuz), como base de massas, gratinada... Está em todas. Virou celebridade. 

Para variar seu repertório e colocar de vez a couve-flor no seu cardápio, confira receitas em que ela é usada de diversas formas. 

 

1. Couve-flor assada com creme de parmesão

A receita da moda, que já figura em diferentes restaurante daqui e lá fora. A couve-flor é assada inteira, temperada apenas com azeite, sal e pimenta-do-reino. Esta receita é da chef Renata Vanzetto, do restaurante Muquifo. Aprenda como fazer em casa.  

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

2. 'Bife' de couve-flor (couve-flor grelhada)

A couve-flor também pode ser feita como 'bife': fatias grossas temperadas, pinceladas com azeite e seladas no fogo alto, antes de irem rapidamente para o forno. Confira a receita. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

3. Arroz de couve-flor

Arroz de couve-flor ou cuscuz de couve-flor. Cada um chama de um jeito, mas o método de preparo é sempre o mesmo: couve-flor moída no processador e levemente torrada na frigideira. Rende um ótimo acompanhamento ou prato principal. Aprenda a fazer passo a passo. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

4. Couve-flor gratinada com queijo brie

Antes de ir ao forno, a couve-flor é dourada na chapa. Depois, é gratinada com molho branco e queijo brie. Saboroso e surpreendente. Confira a receita. 

Couve-flor gratinada com brie

Couve-flor gratinada com brie Foto: Tomás Rangel

 

5. Couve-flor inteira com molho de tofu e feta

Receita do restaurante Makoto: a couve-flor é servida inteira com molho de queijo feta, tofu, shisô e maionese japonesa. Ela é cozida em água e, depois, levada à grelha pincelada com manteiga de shisô, para caramelizar. Veja como fazer

Couve-flor com tofu e queijo feta

Couve-flor com tofu e queijo feta Foto: Codo Meletti|Estadão

 

6. Purê de couve-flor tostada

Na receita do chef Alex McGregor, do Ânima Mea, a couve-flor é dourada e caramelizada com cebola e, depois, processada para virar um purê bem cremoso. Um belo acompanhamento (no restaurante, é servido com vieiras seladas na manteiga). Aprenda a preparar em casa. 

Purê de couve-flor tostada, receita do Ânima Mea

Purê de couve-flor tostada, receita do Ânima Mea Foto: Codo Meletti|Estadão

 

7. Couve-flor grelhada com lentilha e romesco

Prato da chef Mari Sciotti, do restaurante vegetariano Quincho. Uma fatia robusta de couve-flor assada é dourada na grelha. Para acompanhar: lentilhas com cebolas caramelizadas e molho romesco, de pimentões. Confira a receita. 

Couve-flor grelhada do restaurante Quincho

Couve-flor grelhada do restaurante Quincho Foto: Lucas Terribili

 

8. Grelhado de erva-doce e couve-flor

Nesta receita, a couve-flor divide o protagonismo com a erva-doce também grelhada (asse as duas juntas), numa mistura delicada de sabores e texturas que se completa com amêndoas tostadas, queijo feta esmigalhado, algumas folhas e um molho à base de amêndoas. Fazem uma bela salada de outono. Ou um prato principal vegetariano. Veja como fazer

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Para cozinhar ouvindo