Paladar

Receitas

Receita

Estampas florais para comer e beber

Aproveite a chegada da primavera para inventar moda com as flores comestíveis na cozinha

28 de setembro de 2020 | 05:00 por Danielle Nagasse e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Enfim, chegou a primavera - e com ela, as ideias de cadernos de receitas do Paladar com a cara da temporada. Como se trata de uma estação nem lá, nem cá, não tão bem demarcada quanto o verão e o inverno, e como é o momento da natureza florescer, o que acaba reverberando são pratos e drinques feitos e decorados com as tais flores comestíveis. Ervas dão flores, assim como legumes e algumas verduras. Em geral, essas florzinhas carregam o sabor intenso da própria hortaliça.

Bem me quer. Biscoitos amanteigados estampados com flores comestíveis 

Bem me quer. Biscoitos amanteigados estampados com flores comestíveis  Foto: Danielle Nagase/Estadão

Com canteiros tão floridos, porque não fazer florescer também nossa criatividade na cozinha? De olho no trabalho da artista Tara Whiteman (@taramilktea), que adora inventar moda com comida, tentamos reproduzir os biscoitos estampados com flores (nesse caso, nem todas comestíveis) que ela publicou recentemente em seu Instagram. Para a nossa versão, usamos uma receita da confeiteira Lu Bonometti para a base. As flores, além das que foram compradas em hortifrutis, vieram da horta do novo Tujuína, gentilmente cedidas pelo chef Ivan Ralston.

A bartender Neli Pereira também anda pintando e bordando com as flores em suas lives de primavera no @neli_pereira (a próxima será na quinta, dia 1º, às 20h). Além das infusões e xaropes, que faz como forma de “conservar esses ingredientes por mais tempo para aproveitá-los ao máximo, já que são sazonais”, diz, Neli tem preparado cubos de gelo com flores comestíveis dentro. “É um jeito diferente de decorar drinques alcoólicos e não-alcoólicos. Depois que o gelo derrete, você pode comer a flor”, conta.

Jardim no copo. A bartender Neli Pereira, do Espaço Zebra, ensina a decorar drinques com flores congeladas dentro de pedrinhas de gelo.  

Jardim no copo. A bartender Neli Pereira, do Espaço Zebra, ensina a decorar drinques com flores congeladas dentro de pedrinhas de gelo.   Foto: Taba Benedicto/Estadão

Quer outra ideia? A colunista Neide Rigo, sempre lúdica na cozinha, ensina a estampar tapiocas com pétalas de rosa, tagete, camélia, malvavisco, cosmus. Para o recheio, ela escolheu um creme de coco com polvilho de araruta e macassá (perfume-de-mulata), mas você pode rechear com o que quiser.

Confira abaixo as sugestões de receitas e como prepará-las.

Biscoitos amanteigados com estampa de flores

A dica aqui é usar flores inteiras, com estrutura mais fechada, como as minirosas. Pétalas delicadas e soltas tendem a enrugar no calor no forno. Veja a receita completa

Biscoitos amanteigados

Biscoitos amanteigados Foto: Danielle Nagase/Estadão

 

Tapioca de flores

A colunista do Paladar Neide Rigo ensina como fazer tapiocas com estapa de flores e recheio de coco. Veja a receita completa. 

Tapioca de flores com recheio de coco  

Tapioca de flores com recheio de coco   Foto: Neide Rigo/Estadão

 

Gelo florido para drinques 

Ideia da bartender Neli Pereira para deixar os drinques com a cara da primavera. Confira como fazer. 

Gelo com flores comestiveis preparado pela bartender Neli Pereira

Gelo com flores comestiveis preparado pela bartender Neli Pereira Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

Drinque Púrpura 

O chá de clitória, flor comestível, dá a cor única ao drinque criado pela bartender Néli Pereira, com vodca e grappa. Veja como fazer

Drinque Púrpura 

Drinque Púrpura  Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

Drinque Florir 

A bartender Néli Pereira, do Espaço Zebra, criou uma versão de gim tônica que é a cara da primavera, com chá de hibisco. Confira como fazer. 

Drinque Florir 

Drinque Florir  Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências