Paladar

Receitas

Receita

JF Diório|Estadão
JF Diório|Estadão

Receitas com romã, a fruta do Ano Novo e do Dia de Reis

Símbolo de fartura e fertilidade, a fruta vai bem na confeitaria e também combina com cozinha salgada

02 de janeiro de 2018 | 18:34 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O sabor ímpar, doce, ácido e com um toque levemente adstringente dos grãos, cuja cor varia do branco translúcido ao vermelho vinho, compensa o trabalho de tirá-los de dentro da romã.

Além de ser ótima fresca, a romã rende sucos, é a base do grenadine (xarope muito usado na coquetelaria), vai bem na confeitaria e melhor ainda na cozinha salgada (a culinária do Oriente Médio tem dezenas exemplos incríveis). 

Símbolo de fartura e fertilidade, a fruta que tem uma coroa no topo entra em cartaz em duas ocasiões no Brasil: a noite de Ano-Novo e o Dia de Reis, 6 de janeiro.

Na réveillon ela divide espaço com uvas, uvas-passas e frutas secas, todas com a mesma fama de atrair sorte e riqueza. Mas no Dia de Reis, brilha sozinha: para garantir fortuna, deve-se comer três ou nove grãos de romã, como ensina a tradição portuguesa. O importante é reservar três grãos, lavar e secar bem, envolver em filme plástico e guardar na carteira durante o ano todo.

 

Salada de grãos

De sabor incomum, com toques ácidos, adocicados e salgados, essa é uma receita perfeita para dias quentes. Veja como fazer. 

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

Berinjelas com romã

Assadas no forno ou chamuscadas na na boca do fogão, berinjelas são um bom acompanhamento para as ceias de fim e início de ano. Confira uma versão com molho de tahine e outra com queijo de cabra

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Tender com melado de romã

Aqui, melado de romã e mostarda fazem o molho para o tender e as sementes da romã fresco viram salada junto com tomatinhos cereja. Confira a receita. 

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola

Sobrou tender? Aproveite a carne e a romã nesse carpaccio que pode ser servido com aperitivo. Aprenda a receita. 

Tender com abacaxi e gorgonzola

Tender com abacaxi e gorgonzola Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Salada fattouch

Uma salada que vale uma refeição. A fattouch é leve, saborosa e festiva. Leva alface, rúcula, tomate, pepino, rabanete, cebola, hortelã, especiarias, sementes de romã e pão sírio. Confira a receita. 

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Pudim de Noé

Uma sobremesa que foge do habitual. Ela é feita com grão-de-bico, trigo em grão e arroz branco, além de figos e damascos secos, uvas-passas, mel, castanhas e romã.  Confira a receita. 

Pudim de Noé feito por Dias Lopes

Pudim de Noé feito por Dias Lopes Foto: Divulgação

 

Scofflaw, drinque com xarope de romã

Uma boa maneira de aproveitar a romã é fazer um xarope caseiro. Rende refrescos e drinques. Veja como fazer. 

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão