Paladar

Receitas

Receita

Adega Santiago
Adega Santiago

Receitas de bacalhau e peixe para a ceia de Natal

Grande tradição mediterrânea, os pescados também já ocupam nossas mesas durante as festas

13 dezembro 2017 | 16:25 por Redação Paladar

Presença ilustre na ceia de Natal, o bacalhau pode ser abordado de diversas maneiras na cozinha. Outros peixes também aparecem como alternativa às aves e carnes suínas. Com textura suave, os pescados permitem experiências nas receitas que trazem uma grande variedade de sabores. Se procura esse paladar do fundo do mar para sua ceia, confira abaixo algumas receitas.

+SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

 

1. Bacalhau do Zé, com purê de tomate e arroz de brócolis 

Prato feito pelo chef Ernestino Gomes, da Tasca do Zé e da Maria, com preparo razoavelmente rápido. Em uma frigideira com azeite, grelhe o bacalhau dessalgado até dourar. Depois, leve ao forno até estar assado. Para acompanhar o pescado, purê de tomate e arroz de brócolis. 

 

  Foto: Codo Meletti

 

2. Bacalhau com broa

Tradicionalíssimo prato da gastronomia lusitana que combina a suavidade do peixe com a crocância da broa. Batatas ao murro costumam fazer companhia ao preparo. O bacalhau vai ao forno duas vezes durante o preparo: A primeira, com os condimentos. A segunda, já com a farofa de broa, até dourar. 

Receita de bacalhau com broa

Receita de bacalhau com broa Foto: Mauro Holanda|Divulgação

 

3. Bacalhau espiritual 

Francisco Everaldo, do Bacalhoeiro, ensina esse preparo de outro mundo. O bacalhau é pré-cozido. Em uma caçarola, juntamente com um refogado de temperos e pão umidecido, o peixe vai ao fogo novamente. Para concluir, o creme vai para o forno com queijo por cima, até gratinar.  

 

  Foto: José Patrício| Estadão

 

4. Bacalhau à Brás da Helô

Uma releitura do clássico bacalhau à Brás, prato presente na maioria das casas portuguesas durante as festas de fim de ano. O bacalhau em lascas, com ovos e mandioquinha palha, vai bem em épocas festivas. 

Bacalhau feito pela chef Heloisa Bacellar

Bacalhau feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

5. Tibornada de bacalhau 

Preparo ideal para quem adora cebola e batata, fiéis escudeiras do bacalhau na tibornada. O chef Alexandre Vorpagel, do Adega Santiago, ensina a preparar a receita

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

6. Bacalhau em natas

Mais uma receita supertradicional portuguesa. Leite integral, creme de leite fresco e catupiry formam o creme que se juntará com o bacalhau. Para montar, batata ralada e queijo parmesão ralado se intercalam com as natas. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

7. Bacalhau do Edinho Engel

Mesmo que você seja do tipo conservador, que gosta de repetir a receita na ceia de Natal, deixe de lado os clássicos só desta vez e dê uma chance a esta bela receita do livro O Cozinheiro e o Mar, de Edinho Engel. A batata-doce, tubérculo da moda, divide o prato com o bacalhau. O resultado é suave e delicioso

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

8. Bacalhau com alho-poró, cebola e batata 

O grande trunfo desse prato é o caldo vegetal, que pode (e deve) ser preparado em casa. Numa frigideira com um pouco de azeite, refogue a cebola, sem deixar dourar. Junte alho-poró, refogue por 3 ou 4 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. O caldo se junta ao bacalhau e às batatas, ambos pré-cozidos, para ir ao forno. 

Bacalhau com alho-poró, cebola e batata feito pela Patrícia Ferraz

Bacalhau com alho-poró, cebola e batata feito pela Patrícia Ferraz Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

9. Robalo com batatas, cebola e tomate 

Bacalhau pode até ser o peixe mais tradicional nas ceias de final de ano, mas está longe de ser a única opção. Um exemplo disso é esse delicioso robalo, ensinado pelo chef Oscar Bosch, do restaurante Tanit. Batatas, cebolas e tomates fazem uma cama de respeito para o peixe. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

10. Robalo em crosta de banana-da-terra 

Só o nome do prato já dá uma boa ideia do sabor: robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará. Espere crocância e refrescância dessa receita de Eudes Assis.

Receita de robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará

Receita de robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará Foto: Divulgação

 

11. Pescada ao molho de uvas verdes 

Clássicos de Natal, os molhos que acompanham as aves, carnes e peixes dão uma cara única para os preparos. Uvas Itália cortadas, champignon, creme de leite e requeijão cobrem os filés de pescada nesse suculento prato

Pescada com uvas verdes

Pescada com uvas verdes Foto: Alex Silva/Estadão

 

12. Robalo recheado

Que tal um peixe recheado? Uma farofa com camarões temperados (sal e pimenta), tomates, azeitonas e farinha de milho recheia o robalo antes do peixe ir ao forno. O resultado é bem apetitoso

Robalo recheado com farofa de camarão

Robalo recheado com farofa de camarão Foto: JB Neto

+Faça seus presentes de Natal na cozinha

+Receitas para uma ceia de Natal à brasileira