Paladar

Receitas

Receita

Adega Santiago
Adega Santiago

Receitas de bacalhau e outros peixes para a ceia de Natal

Grande tradição mediterrânea, os pescados também já ocupam nossas mesas durante as festas de fim de ano

16 de dezembro de 2019 | 12:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Presença ilustre na ceia de Natal, o bacalhau pode ser preparado de diversas maneiras na cozinha. Outros peixes, como robalo, pesacada branca e salmão também aparecem como alternativa às aves e carnes suínas. Se está em busca de receitas com gostinho de fundo do mar os jantares de fim de ano, confira a seguir a seleção de pratos do Paladar.

Afinal, o que é bacalhau? Fomos até a Noruega descobrir

 

RECEITAS COM BACALHAU

Bacalhau à Zé-do-Pipo

De comer com os olhos, imagine só como ele vai ficar lindo da mesa posta de Natal. É um prato clássico, cremoso e reconfortante, com batata, cebola, ovo, azeitonas e maionese (caseira, de preferência) . Confira a receita. 

Bacalhau à Zé-do-Pipo.

Bacalhau à Zé-do-Pipo. Foto: Gabriel Biló/Estadão

 

Salada de bacalhau cru com limão e malagueta

Quer manter a tradição do bacalhau, mas sem cair na mesmice? Aposte nessa salada de bacalhau cru desfiado com limão e malagueta. Inusitado, não é mesmo? Mas pode comer sem medo: por ser salgado, é seguro consumir o pescado assim. Ótima entrada para os dias quentes das festas de final de ano. Veja como fazer. 

Salada

Salada Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Bacalhau salsa verde

Deliciosa, essa receita do restaurante Don Curro traz o bacalhau com uma crosta suave, incrementado com camarões e mariscos. O prato, finalizdo no forno, é bastante suculento. Aprenda a receita aqui

Receita de Bacalhau salsa verde do restaurante Don Curro

Receita de Bacalhau salsa verde do restaurante Don Curro Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Escondidinho de bacalhau

Clássico brasileiro, faz sucesso em qualquer ocasião. Feito com mandioca, creme de leite fresco e queijo curado ralado grosso, esse prato fica supercremoso. Aprenda o passo a passo aqui.

Escondidinho de bacalhau.

Escondidinho de bacalhau. Foto: Filipe Araújo/Estadão

 

Arroz de bacalhau com damascos e amêndoas

Nada mais natalino do que misturar bacalhar, damascos secos e amêndoas numa só receita. Esse arroz é muito saboroso - o truque é cozinhar os grãos do agulhinha no mesmo caldo do cozimento do bacalhau. Lascas de Grana Padano, alcaparras e limão-siciliano arrematam o sabor.  Confira a receita. 

Arroz de bacalhau com amêndoas e damascos preparado pela chef Carla Pernambuco

Arroz de bacalhau com amêndoas e damascos preparado pela chef Carla Pernambuco Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Bacalhau com broa

Prato tradicionalíssimo da gastronomia lusitana, combina a suavidade do peixe com a crocância da broa de milho. Batatas ao murro costumam fazer companhia ao preparo. O bacalhau vai ao forno duas vezes: a primeira, com os condimentos; a segunda, já com a farofa de broa para ficar douradinho. Veja a receita.

Receita de bacalhau com broa

Receita de bacalhau com broa Foto: Mauro Holanda|Divulgação

 

Bacalhau espiritual 

Francisco Everaldo, dorestaurante Bacalhoeiro, ensina esse preparo de outro mundo. Em uma caçarola, refogue o bacalhau pré-cozido juntamente com um refogado de temperos, pão umedecido, leite e creme de leite. Para concluir, leve o prato ao forno para gratinar.  

 

  Foto: José Patrício| Estadão

 

Bacalhau do Zé, com purê de tomate e arroz de brócolis 

Esse prato, feito pelo chef Ernestino Gomes, da Tasca do Zé e da Maria, tem preparo razoavelmente rápido. Em uma frigideira, grelhe o bacalhau dessalgado com azeite até dourar. Depois, leve o pescado para terminar de assar. Para acompanharo, faça um purê de tomate e um arroz com brócolis. Confira o passo a passo.

 

  Foto: Codo Meletti

 

Bacalhau à Brás da Helô

Essa é uma releitura do clássico bacalhau à Brás, prato presente na maioria das casas portuguesas durante as festas de fim de ano. Na receita da chef Heloisa Bacellar, o bacalhau em lascas é refogado com ovos batidos e servido com mandioquinha palha feita em casa. 

Bacalhau feito pela chef Heloisa Bacellar

Bacalhau feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Tibornada de bacalhau 

A receita do chef Alexandre Vorpagel, da Adega Santiago, combina o bacalhau em lascas e a três fiéis escudeiras: cebola, batata azeitonas pretas. Além de fácil de fazer, esse prato é fica muito saboroso por conta do azeite, do tomilho e do louro. Confira aqui o passo a passo.. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Bacalhau em natas

Mais uma receita supertradicional portuguesa. Leite integral, creme de leite fresco e Catupiry formam o creme que se juntará ao bacalhau. Para montar, batata ralada e queijo parmesão também ralado se intercalam com as natas. Fica delicioso. Veja a receita

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Bacalhau do Edinho Engel

Se você faz o tipo conservador, que gosta de repetir as receitas da ceia de Natal todo santo ano, te desafiamos a deixar os clássicos de lado só desta vez, para dar uma chance a essa bela receita do livro "O Cozinheiro e o Mar", de Edinho Engel. O bacalhau é refogado com cebola, alho-poró, iogurte e creme de leite, e servido com purê de batata-doce. Aprenda a receita aqui.  

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Bacalhau com alho-poró, cebola e batata 

O grande trunfo desse prato é o caldo vegetal, que pode (e deve) ser preparado em casa. Numa frigideira com um pouco de azeite, refogue a cebola, sem deixar dourar. Junte alho-poró, refogue por três ou quatro minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. O caldo se junta ao bacalhau e às batatas, ambos pré-cozidos, para ir ao forno. 

Bacalhau com alho-poró, cebola e batata feito pela Patrícia Ferraz

Bacalhau com alho-poró, cebola e batata feito pela Patrícia Ferraz Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

RECEITAS COM OUTROS PEIXES

Robalo com batatas, cebola e tomate 

Bacalhau pode até ser o peixe mais tradicional nas ceias de final de ano, mas está longe de ser a única opção. Um exemplo disso é esse delicioso robalo, ensinado pelo chef Oscar Bosch, do restaurante Tanit. Batatas, cebolas e tomates fazem uma cama de respeito para o peixe. 

Robalo no forno ao vinho branco, com batatas, cebola e tomate.

Robalo no forno ao vinho branco, com batatas, cebola e tomate. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Robalo em crosta de banana-da-terra 

Só o nome do prato já dá uma boa ideia do sabor: robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará. Espere crocância e refrescância dessa receita de Eudes Assis. Veja como fazer aqui.

Receita de robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará

Receita de robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará Foto: Divulgação

 

Robalo recheado

Que tal um peixe recheado com uma farofa molhadinha de camarões, tomates, azeitonas e farinha de milho? Depois de recheado, o peixe é finalizado ao forno. O resultado é bem apetitoso. Aprenda o passo a passo aqui.

Robalo recheado servido com farofa de camarão.

Robalo recheado servido com farofa de camarão. Foto: JB Neto/Estadão

 

Pescada ao molho de uvas verdes 

De preparo superfácil, os filés de pescada são dourados em frigideira com azeite e incrementados com molho à base de uvas Itália cortadas, champignon, creme de leite e requeijão. Confira a receita.

Pescada com uvas verdes

Pescada com uvas verdes Foto: Alex Silva/Estadão

 

Filé de salmão assado lentamente com lentilhas

Nessa receita, o peixe passa um dia inteirinho marinando em laranja e azeite para ganhar sabor. Depois disse, leve ao forno por 40 minutos e, enquanto isso, prepare um cozido bem saboroso de lentinhas para acompanhar. Confira as receitas aqui

Filé de salmão assado lentamente.

Filé de salmão assado lentamente. Foto: Clayton de Souza/Estadão

 

* Lista publicada em dezembro de 2017 e atualizada pela última vez em dezembro de 2019. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.