Paladar

Receitas

Receita

Marcos Mendes|Estadão
Marcos Mendes|Estadão

Receitas de lombo, pernil e costelinha de porco para a ceia de Natal

Se sua família ama carne de porco, confira diferentes sugestões de pratos suínos para as festas do fim de ano

18 de dezembro de 2019 | 16:35 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Pernil, lombo ou costelinha? Toda ceia de Natal tem pelo menos um desses cortes suínos, uma carne cheia de sabor e derretendo na boca.

Poder ser servido como tira-gosto, divide o prato da ceia com uma boa farofa e ainda vira recheio de sanduíche no dia seguinte.

Veja abaixo uma seleção de receitas para preparar uma ótima carne de porco no Natal.

 

Pernil assado

Uma receita simples e básica, ensinada por Mauricio Lopes. O pernil é marinado no vinho branco por pelo menos um dia antes de ir ao forno. Veja como fazer. 

Receita de pernil

Receita de pernil Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Pernil de porco laqueado com dois molhos

Receita que acompanha dois saborosos molhos, com perfis distintos. Um deles ácido, com raspas de limão e tomilho, e o outro mais adocicado, feito à partir de maçãs e açúcar. Sirva o saboroso pernil com os molhos à parte. Veja como fazer. 

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Pernil à pururuca

Versão hardcore do tradicional prato de Natal. Antes de ser assada, a carne recebe alguns furos. Depois de quatro horas no forno, retire o papel, jogue um fio de óleo por cima e volte ao forno até dourar. Retire e jogue óleo fervendo por cima, para pururucar. O preparo pode ser decorado com frutas. Confira a receita. 

Pernil pururuca do restaurante do Dona Lucinha

Pernil pururuca do restaurante do Dona Lucinha Foto: Clayton de Souza

 

Pernil com molhos de pitanga, seriguela e caju

O clássico pernil pode ter um gosto especial com a receita da chef Heloisa Bacellar. Enquanto o pernil assa, separe três panelas pequenas e, em cada uma, coloque uma das polpas - de pitanga, de seriguela e de caju - juntamente com açúcar. Cada um dos preparos ainda recebe o molho do pernil assado, presente na assadeira, antes de ser servido. É uma explosão de sabor. Aprenda a fazer. 

O clássico pernil com um sabor irreverente

O clássico pernil com um sabor irreverente Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Pernil assado com molho de goiaba

Essa receita de Edinho Engel leva ingredientes especiais. Cebola, alho, sucos de limão e laranja, pimenta-de-cheiro, sal, pimenta-do-reino e polpa de goiaba se juntam no molho e dão personalidade ao preparo. Além disso, o pernil utilizado no preparo é de montau, uma diferente raça de porco, com carne muito suculenta. Confira a receita. 

 

  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Lombo assado

Hora do lombo, um corte mais macio e mais gorduroso que o pernil. Também vai muito bem com uma farofa ou com frutas. Luíza Estima e Cida Maciel ensinam a preparar essa receita, com marinada e longo tempo de forno. Aprenda aqui. 

Lombo assado, receita de Natal

Lombo assado, receita de Natal Foto: Marcos Mendes/Estadão

 

Lombo à moda da Leila

Uma prato cheio de personalidade, com recheio agridoce que combina ameixas, azeitonas e presunto e ainda recebe fatias de bacon cobrindo toda a superfície. Confira a receita. 

Lombo à moda da Leila preparado pelo chef Rodrigo Oliveira

Lombo à moda da Leila preparado pelo chef Rodrigo Oliveira Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Lombo com bacon

Ótima receita para quem busca fugir dos preparos tradicionais. Depois de temperada, faça incisões na carne e enfie alho fatiado, ervas picadas e manteiga. Enrole em fatias de bacon e amarre. A carne é dourada na panela e depois vai ao forno para assar. Aprenda a receita. 

Receita de lombo com bacon

Receita de lombo com bacon Foto: Alex Silva|Estadão

 

Lombo suíno com purê de abóbora e caju

Preparo de Carlos Ribeiro, chef do Na Cozinha, em que o caju surge como purê para acompanhar uma carne suína, também temperada com o suco da fruta. Para o creme, o caju é refogado com cebola e abóbora pré-cozida. O forte sabor da fruta contrasta bem com o da carne. Confira o preparo. 

Receita de lombo suíno com purê de abóbora e caju

Receita de lombo suíno com purê de abóbora e caju Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Costelinha picante

Essa costelinha suína picante é tão boa e tão fácil de fazer que mal dá para acreditar. O ideal é deixar a carne marinando durante a noite toda – vai alho, açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta cayena, pimenta-do-reino, páprica doce e vinagra balsâmico. Confira a receita. 

Costelinha picante. 

Costelinha picante.  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Costelinha assada com crosta de castanha de caju

Nessa receita de Rita Lobo, a costela é marinada em geleia de fruta amarela (pode ser damasco, laranja ou abacaxi). Além do sabor agridoce, destaque para a crosta de castanha de caju, que acrescenta textura ao prato. Aprenda a fazer aqui.

Costelinha de porco assada

Costelinha de porco assada Foto: Editora Panelinha

 

Filé-mignon suíno com laranjas em calda

Ideial para uma ceia para poucas pessoas (esse prato serve seis). O filé-mignon suíno é menor e mais fino que o lombo e, como toda carne de porco, casa perfeitamente com laranja. Confira a receita.

Filé-mignon suíno com laranjas em calda e tomilho.

Filé-mignon suíno com laranjas em calda e tomilho. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Dica extra 

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco

Marinada é uma mistura usada para dar sabor e amaciar carnes. Versátil, ela pode ter diferentes sotaques e definir a personalidade de um prato. Nessa receita, a chef Heloísa Bacellar, do Lá na Venda, aposta em sabores bem familiares e brasileiros para temperar a carne de porco. Você pode usar o corte suíno que mais gostar, basta se lembrar de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada: 24 horas para cortes com até 2 quilos, podendo chegar a até 3 dias para peças com mais de 10 quilos. E lembre-se de tirar a carne da geladeira com antecedência - ela deve ir ao forno em temperatura ambiente. Essa marinada vai ao forno junto com a carne e pode ser servida como molho. Confira a receita. 

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco.

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco. Foto: Alex Silva|Estadão

12 sobremesas que vão fazer bonito em qualquer festa

Pratos leves para fazer em dias quentes

* Lista publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências