Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Receitas de peru para a ceia de Natal

Confira receitas tradicionais e inventivas para a mesa natalina

07 de dezembro de 2018 | 16:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Tradicionalíssimo na mesa de Natal, o peru sempre tem lugar de destaque na ceia. Para acertar no preparo da ave, confira diversas opções de receitas abaixo, desde o clássico peru recheado até versões mais nacionais, com frutas brasileiras. 

 

1. Peru com champignons

Não há mistérios para preparar esse peru. A ave vai ao forno com sua própria marinada, feita com temperos clássicos. O molho de cogumelos arremata o prato. Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

2. Peru com recheio de castanhas portuguesas e pernil

Um prato imponente, para impressionar à mesa. É um peru à moda do Norte da França, recheado com castanhas portuguesas e pernil. Confira a receita.

Peru com recheio de castanhas e pernil feito preparado pelo chef Erick Jacquin

Peru com recheio de castanhas e pernil feito preparado pelo chef Erick Jacquin Foto: Codo Meletti|Estadão

 

3. Peru de Natal

Uma receita clássica. O assado preparado pela chef Heloisa Bacellar é temperado e marinado em vinho branco por 12 horas antes de ir ao forno. Na assadeira, corte uma cebola, salsão e cenoura em cubinhos, fazendo uma cama para a ave. Depois disso, forno durante mais ou menos quatro horas, sempre regando a carne. 

Peru de Natal, receita de Heloisa Bacellar

Peru de Natal, receita de Heloisa Bacellar Foto: Andrew Scrivani|New York Times

 

4. Peru assado com farofa de limão e damasco

O grande diferencial dessa receita de Morena Leite é a farofa. Após aquecer o azeite na frigideira e adicionar a farinha panko, jogue raspas de 3 limões, ajuste o sal e coloque damascos picados grosseiramente. Um toque fresco para essa clássica refeição natalina.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

5. Peru com molho de jabuticaba, amora e acerola

As frutas casam extremamente bem a carne de peru, que é bem sequinha por dentro. Nessa versão de Carlos Siffert, a jabuticaba, em plena safra, divide o estrelato com acerolas e amoras. Se quiser encorpar ainda mais o preparo, o chef ainda ensina como preparar uma farofa de pão para rechear o interior da ave.

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola Foto: Roberto Seba|Estadão

 

6. Peru à austríaca

Mais uma versão recheada da ave de Natal. Para o “stuffing”, refogue cebola na manteiga até que fique transparente e junte bacon. Acrescente croutons, castanhas e misture bem. Retire do fogo e espere esfriar. Acrescente temperos, ovos e um pouco de leite para dar uma leve liga. Nessa receita de Monika Galloni e Marco Paulo Peluso, o peru ainda é acompanhado de knödels, sobras do recheio enroladinhas com farinha e ovos, damascos secos, tomatinhos e ramos de alecrim.

Peru de Natal preparado pelos chefs Monika Galloni e Marco Paulo Peluso

Peru de Natal preparado pelos chefs Monika Galloni e Marco Paulo Peluso Foto: Alex Silva/Estadão

 

7. Peru recheado

Diretamente do livro ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, um assado de além-mar duplamente recheado. No papo, entra um preparo de carnes de vitelo (ou vaca), porco, chouriço e toucinho. Na barriga, um recheio feito à base de batatas e os miúdos própria ave. Uma proteína que vale pela refeição inteira. 

Receita de Peru recheado

Receita de Peru recheado Foto: Felipe Rau|Estadão

 

8. Peru à Califórnia

Preparo refrescante da ave natalina, ao estilo da Califórnia. Receita de Martha Bender aposta bons em acompanhamentos para complementar o prato. Abacaxis e pêssegos grelhados e uma farofa de brioche, com pancetta e presunto cru, ajudam a abrilhantar o assado. 

Receita de peru à Califórnia

Receita de peru à Califórnia Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Para quem não quer cozinhar a ave inteira

 

9. Peito de peru enrolado com presunto cru

Essa receita não necessita da ave inteira, com preparo simples e sensivelmente mais rápido. Abra o peito de peru e faça dois filés, distribua as fatias do presunto cru sobre eles e enrole os filés antes de prendê-los com barbante ou palitos. Os rolinhos são ainda dourados no azeite e cozidos no vinho branco.

Receita de peito de peru enrolado com presunto cru

Receita de peito de peru enrolado com presunto cru Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

10. Polpetone de peru recheado ao creme noisette com cogumelos

Para quem estiver se sentindo mais ousado na cozinha, esse polpetone de peru recheado, receita de Ana Soares, é uma opção. É preciso certa destreza para abrir o peito de peru antes de rechear com o creme noisette com cogumelos, mas o resultado rocambole é delicioso.

Receita de polpetone de peru recheado ao creme noisette com cogumelos

Receita de polpetone de peru recheado ao creme noisette com cogumelos Foto: Roberto Seba|Estadão

 

* Lista originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2018.