Paladar

Receitas

Receita

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Receitas de tender para a ceia de Natal

Clássico natalino, o pernil de porco defumado não precisa ser sempre igual; confira seis modos de preparo e acompanhamentos para inovar em 2019

17 de dezembro de 2019 | 09:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Tecnicamente ele é um presunto, feito com pernil de porco defumado - ganhou este nome numa jogada de marketing nos Estados Unidos,  quando foi apresentado como um presunto  “tender made”, ou seja, feito com carinho. Com o tempo, acabou virando só tender. A carne é tenra e sequinha, então vai bem com diferentes tipos de marinada, das doces às salgadas, das alcoólicas às que levam frutas. Confira algumas receitas selecionadas pelo Paladar.

 

Tender com laranja e mel

Nessa receita do chef Carlos Siffert, o tender fica saborosíssimo - e nem precisa de marinada. Pudera, ele vai ao forno com alho-poró, cenoura, cebola, mel, vinho branco, suco de laranja e mostarda. Sirva com uma compota de frutas. Confira a receita.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

​Tender com melado de romã 

Misture melado de romã, mostarda de Dijon, uísque e especiarias e besunte e tender antes de levá-lo ao forno. Para acompanhar, aproveite a temporada de romãs e prepare uma salada com as sementes da fruta e tomates certeja. Confira a receita.  

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Tender com mel, especiarias e mostarda

O sabor é complexo: meio doce, meio ácido, por conta da mistura de mel e mostarda que cobre a superfície do presunto. Leve ao forno médio, coberto com papel-alumínio e regue com o caldo da assadeira algumas vezes durante o cozimento (se necessário, acrescente um pouco de água). Sirva o prato com molho de compota de frutas.

Tender coberto por especiarias

Tender coberto por especiarias Foto: Marcos Mendes|Estadão

 

Tender com Coca-Cola, maple syrup e compota de kinkan

A chef Carla Pernambuco aprendeu essa receita com uma amiga americana, anos atrás. A marinada leva uma mistura de Coca-Cola em temperatura ambiente, mostarda, raspas de laranja e maple syrup. O resultado fica pouco doce e muito saboroso. Aprenda a receita

Tender com Coca-Cola, maple syrup e compota de kinkan

Tender com Coca-Cola, maple syrup e compota de kinkan Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Tender com especiairias e açúcar mascavo

O segredo dessa receita é preparar o tender em duas etapas. Primeiramente, cozinhe a carne em água com vinho e especiarias. Depois disso, besunte a peça com uma pasta com açúcar mascavo e mostarda e leve ao forno. Sirva com frutas. Confira o passo a passo.

Receita de tender natalino

Receita de tender natalino Foto: Felipe Rau|Estadão

 

​Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola

Esta receita nasceu como forma de aproveitar as sobras de tender da ceia de Natal, mas é tão boa que vale fazer a carne só para cortar em tirinhas e servir sobre as fatias finíssimas de abacaxi. Veja a receita, que ainda é incrementada com sementes de romã e queijo gorgonzola. 

Tender com abacaxi e gorgonzola

Tender com abacaxi e gorgonzola Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

* Lista originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.