Paladar

Receitas

Receita

Receitas de uma panela só

Sugestão de preparos para resolver a refeição sem precisar encarar a pia lotada no final

29 de agosto de 2020 | 05:00 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Não se fala em outra coisa nesta quarentena: a eterna pia da cozinha cheia de louça suja. Não importa o quanto você lave, sempre aparece mais coisa por lá. Foi inspirado por essa atual chateação que reunimos as receitas do Paladar que você encontra nesta página. São preparos que começam e terminam dentro da mesma panela, ou assadeira, e rendem uma refeição completa, sem, claro, deixar de lado o sabor.

Só não se engane, não se tratam de receitas simples ou rápidas, algumas tomam algum tempo, como no caso das costelinhas de porco que precisam ficar 24 horas marinando (mas dentro da própria assadeira que vai para o forno). O importante é que no final do dia você não terá uma pilha de louça para lavar. E nem precisa agradecer. 

Sopa dourada de alho-poró e batata

Uma combinação de sabores clássica em uma receita reconfortante: o alho-poró é caramelizado e as batatas são cozidas até ficarem desmanchando, tudo na mesma panela. Veja como preparar

Sopa dourada de alho-poró e batata.

Sopa dourada de alho-poró e batata. Foto: Andrew Scrivani/NYT

 

Frango agridoce com tangerina

Preparado na wok, panela muito utilizada na culinária asiática, é uma mistura de uma cassarola com uma frigideira, então perfeita para preparos diversos. Mas se não tiver uma em casa, a receita pode ser feita numa frigideira grande também. Confira a receita completa.  

Frango com tangerina e jerez

Frango com tangerina e jerez Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Galinhada

Reconfortante, a receita deste tradicional prato da culinária nacional é de Heloisa Bacellar, do restaurante Lá da Venda. A dica da chef para o preparo: "prefiro cozinhar os pedaços normalmente e depois soltar a carne dos ossos, descartar os ossos e voltar com as lascas para a panela”. Confira como fazer

 

  Foto: Romulo Fialdini

 

Costelinha de porco com batatas 

Ideal para variar o cardápio da semana, essa receita requer de um pouco de antecedência -- a marinada garante sabor e maciez a costelinha -- mas que é recompensada pela praticidade. Da geladeira direto pro forno e daí para mesa. Confira a receita completa.  

Costelinha de porco com limão e azeitona, da chef Bella Masano.

Costelinha de porco com limão e azeitona, da chef Bella Masano. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Risoto de beterraba

A receita é da chef Helena Rizzo, do Maní, mas não tem nenhum segredo, basta extrair o suco da beterraba antes de começar. É pá-pum, prato de restaurante em casa e sem bagunça. Veja como fazer. 

Receita de risoto de beterraba

Receita de risoto de beterraba Foto: Divulgação

 

Frittata

Também conhecida como limpa-geladeira, é uma parente mais robusta da omelete. Pode ser preparada com o que estiver ao alcance, vale tudo: legumes, queijos, carnes. Fria é antepasto. Quente é prato. Uma dica:  o recheio é misturado aos ovos antes de ir para o fogo, cozida em fogo baixo. Confira a receita completa.

Frittata

Frittata Foto: Goran Kosanovic

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências