Paladar

Receitas

Receita

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Receitas fáceis para o almoço de Dia dos Pais

Esses pratos são fáceis e rápidos de fazer, perfeitos para a comemoração deste domingo. Tem opções para pais que gostam de carne, frango, peixe, frutos do mar, carne de porco, vegetais e massa

10 agosto 2018 | 17:48 por Redação Paladar

O Dia dos Pais já está aí! Para quem ainda não decidiu o cardápio, fizemos uma seleção de receitas rápidas e fáceis, para a família gastar mais tempo à mesa do que na cozinha. São 14 sugestões de pratos principais.

Agora só falta saber: o seu pai gosta do quê? 

Meu pai gosta de carne

● Bife na chapa fácil e rápido

Seu pai é carnívoro? Aqui está uma receita infalível, curinga da cozinha, à prova de erros. Você só vai precisar de bifes de contrafilé, óleo, manteiga, sal, pimenta-do-reino e uma frigideira bem quente. Muito fácil de fazer. Depois é só pensar nos acompanhamentos - se aceitar uma sugestão, tente esses legumes salteados.   

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Filé mignon com cebola e shoyu

Só quatro ingredientes - filé mignon, azeite, shoyu e cebola - e ainda fica pronta em cerca de 40 minutos. Não é a receita perfeita para este domingo? Não estranhe se não sobrar nem um pedacinho para repetir no dia seguinte - mas, se sobrar, não hesite, leve de volta para a panela com um fio de azeite; ela não perde a graça. Confira a receita.  

Filé mignon com cebola e shoyu.

Filé mignon com cebola e shoyu. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Meu pai gosta de carne de porco 

Costelinha picante 

Ok, essa receita precisa de tempo para marinar - pelo menos duas horas. Mas ela exige o mínimo de trabalho: basta misturar os temperos da marinada, esperar, levar para o forno, esperar, fim, está pronto! A receita leva açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta caiena, pimenta-do-reino e páprica doce, é uma explosão de sabores. Confira a receita.  

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Bisteca suína com Jerez, pera e maçã

Nada combina tanto com bistecas suínas como couve refogada e um bom tutu de feijão. Mas essa receita é ótima quando a ideia é variar. Bem rápida de preparar, tem um toque de sabor diferente por conta da combinação do Jerez, o vinho fortificado licoroso espanhol, com alho e manteiga. Veja como fazer

 

  Foto: Patricia Ferraz|Estadão

 

Meu pai gosta de frango 

Frango agridoce com tangerina

Esse é um prato rápido, com sabor bem interessante, fruto da combinação de tangerina, Jerez, vinagre de arroz e shoyu. As raspas da casca da fruta ainda dão sutileza e frescor. Veja como fazer

Frango com tangerina e jerez

Frango com tangerina e jerez Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Cumbuca de frango com quiabo

Uma combinação clássica servida como uma torta fechada. O preparo é fácil, os sabores são tradicionais e a apresentação impressiona. Basta comprar massa folhada congelada. Confira a receita.  

 

  Foto: António Rodrigues|Estadão

 

Meu pai gosta de peixe 

Peixe com tomate e vinho branco

Essa é daquelas receitas que mal dá para acreditar que levam tão pouco tempo para ficarem prontas. Em uma panela, são refogados tomates cereja e dentes de alho. Aí água, vinho branco e os filés de peixe entram na jogada. Tudo cozinha por cerca de 10 minutos e está pronto. Veja como fazer

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Salmão selado na frigideira com salsão, azeitonas e alcaparras

O chef Yotam Ottolenghi, criador da receita, diz que esse é “um prato rápido, para ser feito durante a semana sem ficar com dor nas costas”. Mas a combinação não usual de sabores transforma esse prato em um bom trunfo para um dia comemorativo. Confira a receita.  

 

  Foto: Andrew Scrivani|NYT

 

Meu pai gosta de frutos do mar 

Camarão à provençal

Essa é uma versão do camarão à provençal que fez a fama do restaurante La Paillote, no Ipiranga (o endereço tradicional fechou e a casa foi instalada nos Jardins). É fácil e rápido. Vale a pena experimentar. Confira a receita.  

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Arroz de polvo

Parece uma receita complicada, mas não é. Basta seguir certinho os passos para cozinhar o polvo (e deixá-lo macio), não tem segredo. A receita pede arroz bomba, o arroz espanhol da paella, que tem grãos mais gordos e curtos. Não é difícil de achar em supermercados gourmets e delicatéssen, mas pode usar o arroz nacional do tipo agulhinha. Fica ótimo também. Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Meu pai gosta de vegetais 

Risoto de beterraba

Beterraba é versátil e saborosa e combina muito com dias mais frios. Uma dica é usá-la nesse risoto bem quentinho, mas de cor vibrante. A receita, criada pela chef Helena Rizzo, do Maní, além de linda, vai bem com uma taça de vinho. Veja como fazer.  

Receita de risoto de beterraba

Receita de risoto de beterraba Foto: Divulgação

 

Bifum com legumes ao curry

Bifum é o macarrão de massa de arroz. Ele vai muito bem com sabores mais intensos, como o curry. Nessa receita, usamos cenoura, couve chinesa, nirá, couve-flor, cebolinha, alga wakame e pimenta dedo-de-moça, além de leite de coco e shoyu. Mas você pode usar a ideia para criar a sua versão do prato, com seus ingredientes preferidos. Confira a receita.  

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Meu pai gosta de massa 

Rigatoni com funghi, bacon e tomates

Quem cozinha tem sempre uns curingas – esse é um dos da nossa editora, Patrícia Ferraz. Um molho cheio de sabor, fácil de fazer e sem erro. Ele nasceu inspirado em um clássico italiano, o molho à boscaiola, que leva cogumelos frescos e secos, além de alho e tomate. O ideal é servir com massas em forma de tubo, como penne ou rigatoni. Veja como fazer.  

 

  Foto: Renata Mesquita|Estadão

 

Penne com carne-seca e vinho

Não torça o nariz para a combinação de carne-seca e vinho tinto – e resista à tentação de correr para pegar a garrafa de cachaça que, sem dúvida, vai bem com a carne. O molho com vinho fica escuro, intenso e brilhante. Dica: compre carne-seca já dessalgada e cozida. Confira a receita.  

Penne com carne-seca e vinho.

Penne com carne-seca e vinho. Foto: Codo Meletti|Estadão