Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Receitas de brigadeiro para festejar o docinho mais querido do Brasil

Aprenda a fazer diferentes versões do docinho mais famoso do País e sobremesas que o usam como protagonista

10 de setembro de 2019 | 17:39 por Redação Paladar

Em 10 de setembro de 1945, um docinho feito de leite condensado, manteiga e chocolate em pó foi apresentado ao brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato à Presidência da República. Era batizado, assim, o brigadeiro

A data é apenas uma convenção para comemorar o doce mais famoso do Brasil. Criado no interior de São Paulo, ganhou fama após ser vendido para arrecadar fundos para a campanha do militar. Outras versões da história contam que ele era, na verdade, servido à vontade nas reuniões do partido.

Certo mesmo é que o brigadeiro ganhou o Brasil e está sempre se reinventando em diferentes versões. Abaixo, confira diversas formas de fazer o docinho e receitas de sobremesas. 

 

1. Brigadeiro

Esta receita usa chocolate em pó e em gotas, além do granulado, creme de leite e leite condensado. O resultado? Uma textura super cremosa e sabor intenso de chocolate de verdade. Aprenda a fazer. 

Brigadeiros.

Brigadeiros. Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

2. Bolo de brigadeiro

Eis um belo bolo para uma festa de aniversário: massa de chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro. Confira a receita. 

Bolo de brigadeiro.

Bolo de brigadeiro. Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

3. Brigadeirão

Uma das sobremesas com chocolate mais tradicionais das casas brasileiras ganha um toque luxuoso nas mãos do chef confeiteiro Lucas Corazza. Mas calma, os ingredientes seguem super simples e o preparo, super fácil. É a apresentação que faz toda a diferença aqui.  Veja a receita. 

Brigadeirão.

Brigadeirão. Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

4. Brigadeiro de cumaru

Cumaru é uma especiaria da região amazônica, conhecida como a baunilha brasileira, com sabor adocicado, notas de coco e baunilha. É ótima para aromatizar sorvetes e cremes, mas vai bem em qualquer doce, como nessa receita simples e saborosa do chef-confeiteiro Rodrigo Ribeiro. Aprenda a fazer. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

5. Verrine brigadeiro com farofa de pistache

Verrine é uma forma de apresentação: a receita é montada em copinhos ou taças. Aqui, o brigadeiro cremoso é intercalado com a farofa de pistache bem crocante. Confira a receita. 

Brigadeiro alternado com farofa

Brigadeiro alternado com farofa Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

6. Brigadeiro de murici

Muirici é uma fruta brasileira, muito comum no Norte e no Nordeste do País. Aqui, sua polpa entra junto com o leite condensado e chocolate ao leite picado. Veja como fazer.  

Brigadeiro de murici.

Brigadeiro de murici. Foto: Roberto Seba/Estadão