Paladar

Receitas

Receita

Receitas para fazer no dia do nhoque da fortuna

Neste dia 29, traga sorte para sua casa fazendo a massa (que pode ou não ser de batata) e o molho desde o início; confira diferentes versões do prato

29 de setembro de 2019 | 07:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O 29 de todo mês é dia do nhoque da fortuna (ou da sorte), de acordo com a tradição italiana. Diz a lenda que colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e comer sete nhoques mentalizando um desejo para cada um dá sorte e boa fortuna.

Independente da simpatia, o sabor e a união à mesa que o prato proporciona já são deliciosos motivos para colocar a mão na massa e fazer um nhoque caseiro. 

Das receitas tradicionais às mais diferentonas, confira diferentes formas de preparar a massa e o molho em casa. 

 

Como fazer nhoque

Massa caseira com molho ao sugo e manjericão

Massa caseira com molho ao sugo e manjericão Foto: Alex Silva/Estadão

Um quilo de batata para uma xícara de farinha, com um ovo e uma colher de sopa de manteiga. É isso que você vai precisar para fazer nhoque em casa. É divertido colocar a mão na massa e o preparo é mais fácil do que parece. Basta reunir os amigos e seguir esta receita, que ainda ensina a fazer o molho ao sugo com manjericão.  

Se você topar um desafio mais elaborado, pode experimentar fazer o nhoque recheado com mussarela

E, claro, nhoque não precisa ser só de batata. Para uma massa diferente com toque abrasileirado, experimente o nhoque de castanha-do-pará, uma receita inspirada no clássico romano de semolina. Banana-da-terra também rende uma bela massa, ainda mais servida com carne-seca e manteiga de garrafa. 

Nhoque de castanha-do-pará

Nhoque de castanha-do-pará Foto: Alex Silva/Estadão

Outra opção é apostar na batata-doce, em suas variadas cores. Salvatore Loi tem uma receita de nhoque de batata roxa, com camarões e tomates de dar água na boca. O chef também ensina a fazer um prato de nhoque de batata-doce, palmito e queijo canastra

 

● Ideias de molhos

Receita de nhoque de polenta com ragu de carne. 

Receita de nhoque de polenta com ragu de carne.  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

Escolhida a massa, é hora de escolher o molho.

Para fazer o molho de tomate caseiro perfeito, mostramos o passo a passo e os macetes para cozinhar um molho encorpado, de vermelho intenso, sabor adocicado e acentuado de tomate.

Outro clássico é o molho branco, que pode ser encorpado com queijos e outros ingredientes. Nesta receita de béchamel, mostramos como fazer o tradicional molho francês sem errar na proporção.

Nhoque de inhame com pesto de rúcula, manjericão e azeitonas.

Nhoque de inhame com pesto de rúcula, manjericão e azeitonas. Foto: Roberto Seba/Estadão

Ragus, molhos de molho cozimento, são perfeitos para o nhoques. As opções são incontáveis: aprenda neste caderno de receitas como fazer ragu de carne, linguiça, legumes, pato, cordeiro e peixe.

Se quiser acompanhamentos mais leves para a sua massa, se jogue no mundo dos pestos! Desde o tradicional de manjericão até versões mais inusitadas, como o de abóbora, o de cebola caramelizada ou de berinjela defumada

Bom apetite e boa sorte!