Paladar

Receitas

Receita

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Receitas para o café da tarde

Bolo, pão, biscoito, geleia, iogurte, tapioca e um bom café compõem a mesa para reunir toda a família. Confira essas e outras receitas

24 de janeiro de 2018 | 08:10 por Carla Peralva, O Estado de S.Paulo

Cheirinho de café fresco, pão quentinho, bolo recém-saído do forno, frutas frescas... O café da tarde é, antes de tudo, perfumado; a verdadeira refeição conforto dos brasileiros. Para montar uma mesa farta e deliciosa, confira 12 ideias de receitas, entre bolos, pães, biscoitos, bebidas e outros quitutes. 

 

1. Bolo de maçã, cravo e canela

Vamos começar pela estrela da mesa, o bolo. As opções são muitas (fubá, tapioca, inhame, banana, mármore, “de nada”), mas a pedida é apostar no simples, nada de muitas coberturas, recheios e firulas. Tente essa receita de maçã, cravo e canela. O perfume que vai tomando conta da casa enquanto ele está no forno é delicioso e vai anunciar para todo mundo que uma refeição deliciosa está por vir.  

 

  Foto: Patricia Ferraz|Estadão

 

2. Bolo salgado de queijo, presunto e azeitonas

Essa receita francesa tem ares de sofisticação, mas é muito simples de ser feita. Na massa-base de farinha, fermento, leite, azeite e ovos é colocado queijo gruyère, presunto cozido e azeitonas verdes. Fica incrível. Ele pode ser feito em fôrma de bolo inglês ou de muffin, para porções individuais. Veja como fazer.  

Cake jambon, gruyère e olives.

Cake jambon, gruyère e olives. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

3. Pão de queijo

Figurinha certeira em qualquer mesa de café da tarde, o pão de queijo é uma receita que todo mundo merece ter no seu caderninho. Esse foi feito com queijo meia cura e provolone. Veja como fazer. 

Pão de queijo com queijo meia cura e provolone.

Pão de queijo com queijo meia cura e provolone. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

4. Baguete simples

Quem não gosta de um pão quentinho? Se você quiser fazer o seu em casa, tente essa baguete, feita com fermento biológico seco instantâneo e que só precisa de 15 minutos de sova. Outra boa opção para o lanche é um pão rústico de ervas, perfumado e fofinho. 

Receita de baguete simples ensinada por Luiz Américo Camargo

Receita de baguete simples ensinada por Luiz Américo Camargo Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

  

 

5. Manteiga caseira

Para acompanhar o pão quentinho, uma boa manteiga é item obrigatório. E você sabia que é super fácil fazer manteiga em casa? Não rende muito, mas fica deliciosa, e você tem liberdade para salgá-la e temperá-la o quanto e com o que quiser. Para fazer, é literalmente só bater creme de leite fresco integral até sólidos e líquidos se separarem.   

 

  Foto: Patrícia Ferraz|Estadão

 

6. Geleia de jabuticaba

Polpa de jabuticaba e açúcar são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa geleia. Se quiser apostar em outros sabores, confira as dicas de como fazer geleia em casa.  

Geleia de jabuticaba

Geleia de jabuticaba Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

7. Tapioca

Para fazer tapioca você não precisa comprar a farinha de mandioca já hidratada no supermercado. É possível hidratar o polvilho doce em casa mesmo. Além de muito mais barato e natural (nada de conservantes e outros aditivos), esse método permite mais intervenções e criações, como beijus coloridos, desenhados e mais nutritivos. E quer uma dica de recheio? Experimento um doce feito com coco fresco ralado, açúcar e leite.   

 

  Foto: Everton Oliveira|Estadão

 

8. Biscoitinhos de nata

As quitandas mineiras merecem espaço na sua mesa de café da tarde. Esses biscoitinhos são fáceis de fazer e enrolá-los pode ser uma diversão em família. Confira o passo a passo.  

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG)

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG) Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

9. Crumble de goiaba

Doce de goiaba por baixo, farofa crocante por cima. Essa torta é daquelas receitas que impressionam quando chegam à mesa, mas que não intimidam nem os cozinheiros mais iniciantes. Super fácil de ser feita, ainda é servida com creme inglês. Veja como fazer.  

Receita de crumble de goiaba

Receita de crumble de goiaba Foto: Alex Silva|Estadão

 

10. Creme de iogurte com suspiros e calda de uvaia

Encare esse prato mais uma inspiração do que como uma receita. O iogurte batido com creme de leite ganha textura cremosa, com picos. Para compor o doce, use a fruta fresca que tiver em mãos (aqui, Neide Rigo usou pitanga, grumixama e amora), uma calda doce (ou uma geleia) e um elemento crocante (como suspiros, castanhas, biscoitos partidos ou sementes).

 

  Foto: Neide Rigo|Estadão

  

 

11. Café coado

Ele dá o nome à refeição, então, precisa ser bem feito. Para saber como fazer um cafezinho perfeito, da escolha do grão à extração, confira estas dicas. Se quiser sair do clássico e fazer uma bebida com mais cara de verão, teste o café gelado com mel e limão-siciliano.   

 

  Foto: Everton Oliveira|Estadão

 

12. Chá branco com pera e melão

Chás gelados servidos com frutas são refrescantes e uma boa pedida para o verão. Use a imaginação para criar combinações. Algumas sugestões são chá preto com maçã, matchá com lichia, oolong com pêssego, verde com framboesa e, claro, chá branco com pera e melão. 

Refrescante e fácil de fazer. Veja a receita. 

Refrescante e fácil de fazer. Veja a receita.  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.