Paladar

Receitas

Receita

Maní
Maní

Receitas para o outono com ingredientes da estação

Aproveite a fartura e os sabores acentuados dos ingredientes da época para curtir 14 pratos de outono

09 abril 2018 | 16:21 por Redação Paladar

Chegou o outono e, com ele, frutas, legumes e verduras da estação. O Paladar reuniu receitas com os ingredientes que estarão em safra de março a junho para você aproveitar a fartura, os sabores mais acentuados, os bons preços e a facilidade de encontrar esses itens na feira. Confira uma lista de pratos deliciosos e reconfortantes! 

 

Abóbora: Abóbora, coalhada e hortelã

Se tem um ingrediente que grita "outono" é a abóbora. Doce e salgada, carnuda e casca grossa, ela se presta a muita coisa. Tudo nela é comestível: polpa, flor, sementes e folhas. E, reconfortante, ela pode aparecer da entrada à sobremesa. O Paladar tem mais de 30 receitas com abóbora aqui no site. Como sugestão para esta lista, um acompanhamento delicioso e fácil de fazer, que combina ingrediente perfeitos para esta estação que não é nem muito quente, nem muito fria. Confira a receita

 

  Foto: Rafael Arbex|Estadão

 

Beterraba: Risoto de beterraba

O Paladar já advogou em favor da beterraba em outros momentos: não, ela não serve só para sujar a salada. Ela é versátil e saborosa. Para o outono, quando já começa a esfriar, nossa dica é um risoto bem quentinho, mas com cor vibrante. Essa receita, criada pela chef Helena Rizzo, do Maní, além de linda, vai bem com uma taça de vinho. Leia a receita completa.

Risoto de beterraba

Risoto de beterraba Foto: Reprodução

 

Espinafre: Bacalhau com espinafre

Espinafre é uma das folhas que melhorfunciona em pratos quentes. Seja em entradinhas ou em grandes gratinados. Nessa receita criada pelo chef Alexandre Romano, um creminho delicioso de espinafre serve de cama para um bacalhau macio. Veja os ingredientes.

Bacalhau com espinafre

Bacalhau com espinafre Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Abacate: Pesto de abacate

Abacate incrementa sanduíches e saladas. Acompanha peixes, reforça pratos vegetarianos e brilha como guacamole. Além disso, ainda vira muso do Instagram quando colocado em cima de uma torrada. Mas aproveite a safra da fruta para tentar um preparo menos usual. Nessa receita da chef Ana Soares, do Mesa III, o abacate se mistura a nozes, mostarda e gorgonzola e vira pesto. O belo resultado pode ser utilizado em massas e sanduíches. Veja a receita completa. 

Pesto de abacate

Pesto de abacate Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Pera: Galette de batatas e peras 

Pera vai bem em doces e salgados, fria ou quente. Aproveite o fim da safra para fazer entradas, acompanhamentos, saladas, sobremesas e bebidas com a fruta. Para começar, aposte nessa galette, que só leva três ingredientes e 20 minutos para ficar pronta. Perfeita como entradinha nos jantares de noites frias do outono. Veja a receita completa.

Galette de batatas e pera com roquefort

Galette de batatas e pera com roquefort Foto: Reprodução

 

Chuchu: Chuchu com camarão

O chuchu sofre com a má fama de insoso. Mas, aprendendo a usá-lo, percebe-se que ele é um ótimo condutor de sabor e um ingrediente versátil na cozinha. Nesse prato feito pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia e do Vista, ele faz par com camarão, em um ensopadinho bem tradicional - confira a receita. E chuchu não precisa ser molenga! Cru ou levemente cozido, o ele tem aparecido mais crocante nos restaurantes paulistas, combinando sua textura firme com variados sabores. 

Receita de chuchu com camarão ensinada pelo Marcelo Corrêa Bastos

Receita de chuchu com camarão ensinada pelo Marcelo Corrêa Bastos Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Jiló: Bolinho de jiló

Quem não gosta de um bolinho frito? Esse aperitivo criado pela chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, vai agradar até aos paladares mais enjoados - confira a receita. O jiló, pouco usado por muita gente, também vai bem como prato principal, como o lobozó, prato de abobrinha, jiló e ovo tradicional da zona rural mineira, ou em um refogado cheio de sabores indianos, como cominho, mostarda, cúrcuma e pimentão. 

Bolinho de jiló

Bolinho de jiló Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Berinjela: Babaganuche

Vale a pena aprender a usar a berinjela na cozinha. Ela rende apertivos, entradas, pratos principais, acompanhamentos e até sobremesa, para os mais aventureiros. E é versátil mesmo tendo um sabor marcante e singular. Aqui, reunimos 12 receitas para aproveitar a safra. Mas, se for para escolher uma só, fica a nossa dica: babaganuche. Essa é uma daquelas receitas que não têm erro, qualquer um acerta e o resultado é uma pasta de berinjela defumada e deliciosa. Perfeita para ser usada como aperitivo - veja como fazer.

Babaganuche

Babaganuche Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Escarola: Sopa de escarola com arroz

Escarola é um tipo de endívia, com folhas escuras e amargas. Vai muito bem refogada ou em caldeiradas. Essa sopa é reconfortante e substanciosa, um bom jantar para meia estação. Veja como fazer

Receita de sopa de escarola com arroz

Receita de sopa de escarola com arroz Foto: Evan Sung|NYT

 

Abobrinha: Gratin de arroz com abobrinha 

Eis um ingrediente versátil. A abobrinha vira suflê, arroz de forno, antepasto, espaguete, sanduíche, torta... Durante o outono, a variedade brasileira é a que está em safra. Aproveite para fazer uma das clássicas receitas da chef  Julia Child, que levou a cozinha francesa para os Estados Unidos. Esse arroz de forno com abobrinha é excelente acompanhamento para carnes. Leia a receita completa.

Gratin de arroz com abobrinha da Julia Child

Gratin de arroz com abobrinha da Julia Child Foto: Divulgação

 

Milho: Milho na espiga ao estilo mexicano

A safra do milho é em junho. Por isso esse ingrediente é tão ligado às festividades juninas pelo País. Aproveite o outono para comer o milho ainda em espiga, mais fresco. Essa receita da chef Renata Vanzetto, do restaurante Ema, é supreendente, com toques de páprica picante e alho. Veja como fazer

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Kiwi: Sagu de coco com kiwi 

O kiwi nacional tem safra curta. Há que se aproveitar. Essa receita brasileiríssima da chef Carla Pernambuco tem poucos ingredientes e é fácil de fazer. A canela dá o toque final e combina com o sabor do coco e do kiwi. Dá um belo prato de café da manhã. Confira a receita completa.

Sagu de coco com kiwi dourado fresco

Sagu de coco com kiwi dourado fresco Foto: Tadeu Brunelli, SP|BRASIL

 

Alface roxa: Salada de outono

Inspirada no salade forestière do La Casserole, da Marie-France Henry, essa receita feita pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz, mostra que até mesmo nos dias frios é possível comer uma bela salada. Essa aqui tem elementos frescos (folhas variadas e bastante dill, que é o que deixa o prato com sabor de outono), morninhos (shiitake refogado no azeite) e crocantes (nozes-pecã). Vai bem de entrada, acompanhamento ou como prato principal de uma refeição leve. Veja como fazer.

Salada de outono

Salada de outono Foto: Reprodução

 

Tangerina: Frango agridoce com tangerina

A cravo é a primeira a entrar em safra. Logo depois vem a poncã. Assim que começar a encontrar essa perfumada fruta na feira, agarre! Além de doces, tangerinas vão muito bem em pratos salgados. Nesse prato, ela prova que frango não precisa ser sem graça. A receita, com um sabor agridoce bem interessante, combina frango, tangerina (suco e raspas, que dão sutileza e frescor), jerez, vinagre de arroz e shoyu. Veja como fazer em casa.

Frango agridoce com tangerina

Frango agridoce com tangerina Foto: Fernando Sciarra|Estadão