Paladar

Receitas

Receita

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Receitas para recuperar as energias depois da folia

Pratos substanciosos para espantar de vez a ressaca e receitas leves para dar um descanso para o corpo

14 fevereiro 2018 | 13:29 por Carla Peralva

O carnaval passou, a folia acabou e a Quarta-Feira de Cinzas chegou. E agora? Para recuperar as energias deixadas entre confetes e serpentinas e entrar com tudo em 2018 (porque, todo mundo, sabe, o ano só começa depois do carnaval), nada melhor do que uma boa refeição feita em casa. 

Dividimos esta seleção de receitas em dois grupos: pratos substanciosos para espantar de vez a ressaca e pratos leves para dar um descanso para o corpo. Sinta o que você mais precisa e, por uma última vez, escolha seu bloco. E corra para a cozinha! 

 

Pratos substanciosos para espantar de vez a ressaca

1. Galinhada

Galinhada se come fumegante, de madrugada e no meio de um porre. É essa a maneira tradicional de saborear o arroz ensopado com galinha por todo o interior do País. Receita infalível para curar a bebedeira e a ressaca. Veja como fazer

 

  Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

2. Escondidinho de carne-seca

Um prato tradicional para terminar uma festa tradicional. Com carne-seca por baixo e creme de mandioca por cima, é o ápice da comfort food brasileira. Confira a receita completa.  

Escondidinho de carne-seca

Escondidinho de carne-seca Foto: Ivan Dias

 

3. Tibornada de bacalhau

Na Quarta-Feira de Cinzas, o Bacalhau do Batata arrasta os foliões restantes pelas ladeiras de Olinda. Criado em 1962 por um garçom (o Batata) que costumava trabalhar durante o carnaval, mas ainda queria fugir da folia, virou uma tradição da cidade. Para homenagear o bloco, aposte nesse prato de bacalhau, cebolas e batatas. Confira a receita.  

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

4. Arroz carreteiro de churrasco

Fez churrasco durante o feriado e sobrou carne? Aposte nessa receita, um clássico em Porto Alegre. Além das sobras de carne (sem gordura, para não ter ranço), vai tomate, cebola, salsinha, cebolinha e manjericão. Veja como fazer passo a passo.  

Receita de arroz carreteiro de churrasco

Receita de arroz carreteiro de churrasco Foto: Fernando Sciarra

 

5. Rigatoni com ragu de linguiça

Um molho reconfortante e saboroso. Esse ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o soffritto, em italiano, combinação de cebola, cenoura e salsão picadinhos, que serve de base para molhos de longa cocção. Ele vai ganhando sabor conforme os vegetais cozinham, primeiro com a carne, em seguida com um copo de vinho branco, depois com um pouco de leite. Confira a receita completa

 

  Foto: Werther Santana|Estadão

 

 

Pratos leves para dar um descanso para o corpo

6. Rolinho vietnamita

Frango cozido e vegetais crus são o recheio desses rolinhos feitos pela chef Tatiana Szeles, do Marcha e Sai. Servidos com molho de shoyu e uma saladinha de brotos, rendem um prato leve, fresquinho e fácil de fazer - você pode adaptar os ingredientes para o que tiver à mão. Confira a receita

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

7. Salada de grãos

De sabor incomum, com toques ácidos, adocicados e salgados, essa é uma receita perfeita para dias quentes. Leva arroz, lentilha, damascos, grãos de romã e brotos. Veja como fazer.  

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

8. Espaguete de abobrinha, com favas, ricota e amendoim

Essa receita é leve e surpreendente. Tem o picante suave da pimenta vermelha, a bem sucedida combinação de ricota e hortelã, a suavidade das favas e o toque inigualável do alho, além da textura crocante dos amendoins torrados. Pode ser servida quente ou em temperatura ambiente. Confira a receita.  

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

9. Salada de abóbora com queijo da canastra e vinagrete de mel de engenho

Se o que seu corpo estiver pedindo uma boa salada, aposte em uma com diferentes camadas de sabor e textura. Essa leva abóbora e queijo coalho em fatias finas, mix de folhas frescas e molho de melado com aceto balsâmico. Veja como fazer.  

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano Foto: Divulgação

 

10. Gelatina de água de coco

Essa é para repor de vez todas as energias. Água de coco com pedaços de melão, melancia, abacaxi e papaia, tudo em uma única sobremesa refrescante. Confira a receita.  

 

  Foto: Alex Silva|Estadão