Receitas

Receita

Receitas rápidas e fáceis para incluir no cardápio do dia a dia

Pratos vapt-vupt contemplam entrada, prato principal e sobremesa, para você comer bem mesmo passando pouco tempo na cozinha; confira

16 de fevereiro de 2022 | 16:06 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Sem tempo para cozinhar? As refeições da semana são as grandes vítimas da pressa e do que tem na geladeira. Mas não é preciso comer mal por causa disso. Comida rápida pode ser comida boa, comida de verdade.

Na onda das receitas de um minuto, que estão bombando em vídeos curtos nas redes sociais, o Paladar fez uma seleção de receitas fáceis, saborosas e muito rápidas para você fazer em casa. O tempo de preparo é maior que 60 segundos, claro, mas, ainda assim, são pratos vapt-vupt. 

Separamos dez receitas que ficam prontas rapidinho e cobrem todo tipo de alimento que você tenha na despensa. Massas, sobras do almoço, peixe, frango, salada e sobrmesa. Todas rápidas, práticas e deliciosas! 

Arroz frito da Rita Lobo

Aquelas sobras de arroz ganham destino certo - e delicioso -, com essa receita. É do livro Cozinha Prática (Panelinha, Editora Senac), de Rita Lobo, e lembra o arroz chop-suey chinês. Leva cenoura, salsinha, cebolinha, ovos e temperos. Fica tão bom que até vale a pena fazer com arroz fresco. Confira a receita completa.

Arroz frito com cenoura, salsinha e cebolinha

Arroz frito com cenoura, salsinha e cebolinha Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Latkes de batata e cenoura

Latkes são panquecas de batatas, geralmente feitas com cebola. Não essa. Aqui, a receita tradicional ganha a adição de cenoura e cebolinha. Para complementar, Patrícia Ferraz, colunista do Paladar, ainda sugere comer com coalhada seca e uma saladinha verde. Uma refeição completa. Confira como fazer aqui.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Espaguete com manteiga noisette e ovo frito

O preparo dessa receita é muito simples, só derreter a manteiga, mexendo e cuidando para que fique da cor da avelã que inspira seu nome, sem queimar. Enquanto a massa cozinha, é só fritar um ovo e deixar a gema mole. Veja aqui como fazer. 

Manteiga noisette ganha ainda mais graça com o mix de especiarias.

Manteiga noisette ganha ainda mais graça com o mix de especiarias. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

Macarrão com queijo feta assado e tomates

Essa receita é o fenômeno culinário do momento nas redes sociais: queijo feta, azeite e tomates cereja assados e misturados, na própria assadeira, com uma massa curta. Veja como fazer.

O macarrão das redes sociais: com queijo feta e tomates cereja assados.

O macarrão das redes sociais: com queijo feta e tomates cereja assados. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

 

Penne alla vodca

Simples e surpreendente, com molho fica cremoso, e picante, o que dispensa qualquer acompanhamento. Na verdade, os italianos não costumam servir nem queijo ralado para acompanhar o penne alla vodca. Mas nada como um bom parmesão por cima, certo? Veja como fazer.

 

  Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

 

Fusilli com rúcula, aspargo e ricota

Dourar, ferver, misturar. É fácil assim fazer esse macarrão, que funciona super bem como um jantar delicioso e rápido de fazer durante a semana. Veja a receita.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

 

Salmão com manteiga de anchova e alcaparra

Facílimo, rápido e delicioso, esse salmão assado vai bem no calor e faz bela presença na mesa. Pouco tempo de forno é o segredo para o sucesso da receita - salmão passado demais solta uma espuma branca, fica seco e perde o sabor. Bastam cinco minutos em temperatura média, por volta de 250ºC. Veja como fazer. 

Salmão com manteiga de anchova e alcaparra 

Salmão com manteiga de anchova e alcaparra  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

Bife na chapa fácil e rápido

O bom bife feito em casa tem segredos. Deixar em temperatura ambiente, secar com papel toalha, aquecer o óleo, virar no tempo certo, colocar manteiga, cobrir com papel alumínio. Veja a receita.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Frango salteado com castanha de caju e brócolis

Do livro Cozinha Rápida, de Nigel Slater, essa receita é fácil, rápida e reconfortante. Não demora nem 10 minutos para ficar pronta. Leva especiarias chinesas, alho, castanha de caju e brócolis. Aprenda aqui.

Frango salteado com castanha de caju e brócolis.

Frango salteado com castanha de caju e brócolis. Foto: Jonathan Lovekin

 

Filé mignon com cebola e shoyu

Shoyu, cebola, azeite e filé mignon. É tudo o que você precisa para fazer esse prato que valoriza muito a maciez desse corte de carne, que combina muito bem com a cebola caramelizada no shoyu. Veja a receita.

Filé mignon com cebola e shoyu.

Filé mignon com cebola e shoyu. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Risoto sem mexer de queijo feta e tomate-cereja

Com alguns truques, não é preciso ficar de castigo do lado da panela mexendo o risoto o tempo todo. Pode confiar. Veja a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

 

Purê de cenoura e laranja do Olivier

Um bom acompanhamento para carnes, esse purê sai do óbvio, agrada fácil e fica com a textura super aveludada. Confira aqui a receita completa.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Milho na espiga ao estilo mexicano

Esse prato vai bem sozinho (para servir em festas) ou como acompanhamento de carnes. Leva páprica picante, maionese de alho e parmesão. Veja a receita.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

 

Castanhas picantes

Nozes e castanhas. Açúcar, canela e pimenta cayena. Pronto, uma forma de melhorar a hora do aperitivo de maneira rápida e criativa. Veja a receita.

Castanhas picantes caramelizadas. 

Castanhas picantes caramelizadas.  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Torta de preguiçosa

Massa de amêndoas, recheio de laranja. Esta torta é tão gostosa que não dá para acreditar o quanto fácil é de fazer: basta bater os ingredientes do recheio no liquidificador. Veja a receita.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.