Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Reuben, sanduíche de pastrami com chucrute

O sanduíche que combina pastrami com queijo suíço e chucrute é popular nos EUA, mas ainda pouco conhecido por aqui

por Redação Paladar

Ele é pouco conhecido por aqui, mas é um sanduíche de pastrami muito popular nos Estados Unidos. Os americanos gostam tanto dele que tem até um dia para celebrá-lo: 14 de março é The Reuben Sandwich Day. O sanduíche leva fatias de pão de centeio, pastrami (ou corned beef), queijo, chucrute, picles de pepino e molho.

Há três versões para a origem da receita – há disputas até hoje pelos familiares dos supostos criadores, mas não há comprovação. Porém, não há dúvidas de que o Reuben se popularizou a partir de 1956, quando uma garçonete de um hotel em Omaha ganhou um concurso de cozinha com a receita do sanduíche. 

Preparo

Molho russo:

1Combine todos os ingredientes e tempere com uma pitada de sal e misture bem. Reserve. 

Montagem:

1Espalhe a manteiga nas fatias do pão, apenas de um lado.
2Ponha uma fatia de pão numa frigideira com a parte untada para baixo. Espalhe sobre ela metade do molho russo e o chucrute, cobrindo toda a superfície.
3Cubra com as fatias do queijo e, por cima, acomode o pastrami. 
4Espalhe o molho russo restante na outra fatia de pão (do lado que não está untado) e tampe o sanduíche deixando a superfície com manteiga virada para cima.
5Leve a frigideira ao fogo médio. Deixe o pão dourar de um lado, apertando levemente o sanduíche com uma espátula. Tampe a frigideira e deixe o queijo derreter, por 1 a 2 minutos. 
6Vire o sanduíche com ajuda da espátula, com muito cuidado para não desmontar. Aperte novamente o sanduíche e deixe na panela até a outra parte do pão dourar e o queijo derreter. 
7Tire da frigideira, corte o sanduíche ao meio e sirva quente.

 

Ficou com água na boca?