Paladar

Receitas

Receitas

Ricota possível e bem cremosa

Receita da chef Gabriela Barretto é feita a partir de leite integral e creme de leite fresco; veja como fazer em casa

por Redação Paladar

Receita da chef Gabriela Barretto leva leite e creme de leite no lugar do soro.

Receita da chef Gabriela Barretto leva leite e creme de leite no lugar do soro. Foto: Gui Galembeck

“Não conte a um italiano.” É com esse pacto com o leitor que a chef Gabriela Barretto compartilha a receita de uma “ricota possível, caseira e beeem boa” no seu livro Como Cozinhar Sua Preguiça. Seu modo de preparo não é nada tradicional. No lugar do soro do leite, entram apenas leite integral, creme de leite fresco, sal e vinagre de vinho branco (confira nesta página). “É um truque que fica bem parecido com as ricotas que comi na Itália”, conta a chef.

Preparo

1Misture o leite e o creme de leite fresco e leve ao fogo em uma panela não reativa (de inox, vidro ou ágata) com o sal. Espere ferver, mexendo com uma colher ou um batedor de arame algumas vezes para evitar que o leite transborde ou que grude no fundo da panela.
2Mantenha a fervura por pelo menos 1 minuto, desligue o fogo, acrescente o vinagre e mexa somente uma vez, rapidamente. Deixe descansar por uns 10 minutos (você verá que o leite se separa em pequenos coágulos).
3Forre uma peneira grande com um pano de prato bem limpo e, com uma concha, retire a mistura coalhada e disponha sobre o pano para escorrer. Faça isso até terminar todo o líquido.
4Amarre as pontas do pano com um barbante e pendure em algum lugar com uma tigela embaixo, para recolher o soro. Deixe algumas horas escorrendo, até a ricota ficar com uma consistência espessa e bem cremosa. 

 

Ficou com água na boca?