Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Rigatoni com tomate, bacon e cebola

Este molho, além de reconfortante, é facílimo e bem rápido – você prepara enquanto cozinha o macarrão

por Patrícia Ferraz

Um molho de tomate bem feito e um prato de massa fazem maravilhas à alma em tempos turbulentos. Este molho, além de reconfortante, é facílimo e bem rápido – você prepara enquanto cozinha o macarrão. Leva apenas três ingredientes bastante comuns, tomate em lata, cebola e bacon, e fica incrivelmente saboroso.

Entre colocar a água para ferver e pôr a massa na mesa você vai gastar 20 minutos, no máximo (dependendo da potência da boca do seu fogão, claro). O único segredo é  bater o tomate pelado com o caldo no liquidificador para deixá-lo cremoso.

Ele combina especialmente com massas tipo tubo, como rigatoni e penne, ou com as curtas como farfalle e conchiglioneos – pedacinhos de bacon e de cebola se escondem na massa...uma delícia!

Rigatoni com tomate, bacon e cebola

Rigatoni com tomate, bacon e cebola Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Cozinhe a massa em 4 litros de água fervendo, com 2 colheres(sopa) de sal, até que esteja al dente, isto é, macia mas firme.
2Bata no liquidificador o tomate pelado e o caldo para formar um creme. Reserve.
3Descasque a cebola e corte em cubinhos pequenos.
4Corte o bacon em cubinhos.
5Ponha o azeite em uma frigideira grande, aqueça e refogue o bacon por um minuto aproximadamente. Acrescente a cebola picada e refogue por mais dois ou três minutos, até a cebola amolecer e o bacon cozinhar um pouco (sem pegar cor).
6Despeje na frigideira o creme de tomate, mexa, abaixe o fogo e cozinhe por mais alguns minutos (4 ou 5). Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
7Escorra a massa, misture o molho e sirva quente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?