Paladar

Receitas

Receitas

Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão
Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Rigatoni recheado

A receita é um jeito prático e diferente de saborear a massa

por Patrícia Ferraz

A ideia de rechear massa em forma de tubo, que normalmente se serve apenas com o molho, eu vi numa revista italiana antiga – fica genial. Esta receita leva rigatoni bem grosso, mas se preferir use aquela massa em forma de concha, o conchiglioni, mais fácil de encontrar. Dá para fazer com horas de antecedência e deixar para levar ao forno só na hora de servir.

Preparo

1Cozinhe a massa em água fervente com sal. Tire dois minutos antes de completar o cozimento. Escorra e reserve.
2Lave os cogumelos secos e hidrate-os em 150 ml de água morna por 15 minutos. Ponha um pano fino em uma peneira e coe o líquido em que foram hidratados. Reserve o líquido e pique os cogumelos. Escorra os cogumelos paris e pique-os.
3Numa frigideira, aqueça metade da manteiga e refogue a cebola. Ponha os cogumelos hidratados e picados, mexa e refogue por dois minutos. Adicione o líquido em que o cogumelo foi hidratado. Refogue mais dois minutos, junte os cogumelos em conserva. Deixe cozinhar até secar a água. Ponha a salsinha e desligue o fogo.
4Aqueça o azeite numa outra frigideira, ponha o pão ralado, mexa e frite por dois minutos. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
5Pique a sálvia bem fininha e misture com metade da manteiga; tempere com sal e pimenta.
6Misture o pão frito, os cogumelos e metade do queijo.
7Unte com manteiga o fundo de um refratário. Recheie cada rigatone e acomode no refratário.
8Salpique manteiga de sálvia e o pão frito restante e as folhas de tomilho e o parmesão restante. Leve ao forno preaquecido por 4 ou 5 minutos. Sirva quente.

 

Dica da sommelière Daniela Bravin

Para este prato, escolhi o Fulvia Cabernet Franc 2008 (R$ 80, natormentas.com.br), um vinho leve e natural, bem fresco. As notas terrosas combinam com os cogumelos. A acidez prepara o palato para o queijo. Outra opção é o fresco e frutado Marselan da Era dos Ventos (R$ 115, pelo cel. 11 97135-1013), que também possui delicadas notas terrosas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?