Paladar

Receitas

Receita

Risoto sem erro: confira receitas e dicas para acertar sempre

Confira o passo-a-passo do risoto perfeito e saiba em quais etapas do preparo você tem de redobrar a atenção para acertar a receita

18 de julho de 2020 | 20:30 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

É fácil risoto dar errado. Mas, boa notícia, também são fáceis as dicas para que o seu nunca mais saia do prumo. Aprendendo a rotina básica, todas as receitas darão certo, pode acreditar – eles valem para qualquer receita de risoto, do milanês com açafrão ao toscano com linguiça. Confira o passo a passo abaixo e, depois, inspire-se com nossas sugestões de receitas.E lembre-se: risoto não espera, tem de comer na hora!

1. Refogue a cebola e o arroz

Dê uma boa refogada no arroz: derreta a manteiga, refogue a cebola até amolecer  e junte o arroz. E aí, refogue o arroz, mexendo, por um minuto a um minuto e meio.

Refogue a cebola e o arroz

Refogue a cebola e o arroz Foto: Alex Silva/Estadão

 

2. Acrescente o vinho

Depois de refogar o arroz na panela, chegou a vez do vinho. Coloque-o e deixe evaporar, mexendo a mistura.

Acrescente o vinho

Acrescente o vinho Foto: Alex Silva/Estadão

 

3. Coloque caldo de carne ou vegetais

Vá colocando o caldo aos poucos. Use caldo fervente (de preferência feito em casa), vegetal ou de carne, dependendo da receita que for preparar. Mas não coloque o caldo todo de uma vez, esse é o maior erro porque o arroz não cozinha direito e a água não seca.

Coloque caldo

Coloque caldo Foto: Alex Silva/Estadão

Mantenha o caldo no fogo baixo e vá pondo aos poucos: assim que o vinho evaporar, ponha duas ou três conchas e mexa bem para misturar. Quando o líquido estiver bem reduzido (sem deixar secar), ponha mais uma concha. Coloque uma por vez, dê uma mexida e deixe. Vá repetindo o processo até o arroz estar pronto.

4. Saiba quando mexer o risoto

Não mexa o risoto o tempo todo, isso atrapalha o cozimento. Mas também não abandone a panela. A cada dois ou três minutos, coloque uma concha de líquido, mexa e deixe.

Quando mexer

Quando mexer Foto: Alex Silva/Estadão

 

5. Reta final

O arroz deve estar pronto em vinte minutos e nos cinco minutos finais, aí sim, você precisa mexer constantemente para não grudar. Só tempere com sal e pimenta depois que estiver cozido. Desligue o fogo, tempere, ponha uma colher (sopa) de manteiga, mexa bem, tampe a panela e deixe por cinco minutos antes de servir. Não tem erro.

Reta final 

Reta final  Foto: Alex Silva/Estadão

 

Coloque em prática 

Técnica dominada, agora é só escolher o sabor do seu risoto e ir para cozinha. Veja abaixo algumas sugestões de receitas para começar.

Risoto de limão-siciliano

Simples e delicioso, esta receita é um ótimo ponto de partida. Vai bem sozinho ao como acompanhamento de carnes. Veja como fazer aqui. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Risoto de beterraba

A beterraba da cor vibrante à esta receita da chef Helena Rizzo. Dá ainda para complementar com um queijo de cabra cremoso ou folhas verdes escuras, como rúcula ou agrião.  Confira como fazer. 

Receita de risoto de beterraba

Receita de risoto de beterraba Foto: Divulgação

 

Risoto de linguiça com miniagrião

A técnica é italiana, mas o sotaque deste risoto de linguiça toscana com miniagrião é mineiro. Veja como fazer. 

Receita de risoto de linguiça com miniagrião

Receita de risoto de linguiça com miniagrião Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Risoto de queijo feta e tomate-cereja

Uma receita sem frescura e perfeita para o dia a dia. Confira o passo a passo. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências