Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Robalo no papel alumínio com legumes e arroz com tomate

O peixe é selado na frigideira e, depois, vai ao forno por apenas dez minutos, junto com abobrinha e cenoura

por Redação Paladar

Fazer o robalo no papel alumínio é uma boa solução para um almoço rápido: o peixe vai ao forno por apenas dez minutos, depois de temperado e selado na frigideira. Aproveite o tempo no forno para cozinhar os dois arrozes (o vermelho e o integral) separadamente e, por fim, juntá-los numa mesma panela por dois minutos. A receita é do chef Henrique Schoendorfer, do Ristorantino. 

Preparo

Robalo com legumes:

1Divida o robalo em porções de cerca de 180 gramas, tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira aqueça o óleo e sele todos os lados do peixe. Reserve.
2Corte as abobrinhas, retirando as sementes no sentido horizontal, em 8 pedaços. Repita o mesmo processo com a cenoura. Cozinhe em água fervente com sal os legumes por cerca de 2 minutos, e imediatamente resfrie em água corrente.
3Em 4 grandes retângulos de papel alumínio, acrescente 1 filé de robalo em cada folha, e divida todos os outros ingredientes em cada retângulo. Dobre o retângulo de papel alumínio e feche bem as pontas. Se preciso dobre a ponta várias vezes para evitar que escorra liquidos.
4Em um forno alto, cerca de 200ºC, deixe o peixe cozinhar no papel alumínio por cerca de 10 minutos.

Arroz vermelho e integral:

1Em duas panelas separadas, cubra o arroz com água e cozinhe os dois em fogo médio, verificando o ponto quando a água estiver acabando de evaporar. Obs: talvez o arroz vermelho precise de um pouco mais de água.
2Junte os dois arrozes, o tomate pelatti amassado, e cozinhe por cerca de 2 minutos. Acrescente o azeite, a manteiga, e as ervas. Mexa vigorosamente. Ajuste o sal e sirva imediatamente junto com o robalo e os legumes.

Ficou com água na boca?