Paladar

Receitas

Receitas

Rolinhos de chocolate com cobertura de cream cheese

Inspirada no clássico cinnamon roll, versão troca açúcar e canela por gotas de chocolate meio amargo

por Redação Paladar

É um cinnamon roll sem cinnamon (canela). No lugar, o recheio recebe misturinha de açúcar refinado e mascavo mais gotas de chocolate meio amargo.

A cobertura à base de cream cheese, manteiga e açúcar de confeteiro é da mais tradicionais as receitas dos pãozinhos enrolados. Confira a receita completa. 

Versão traz açúcar refinado e mascavo mais gostas de chocolate no recheio.

Versão traz açúcar refinado e mascavo mais gostas de chocolate no recheio. Foto: Danielle Nagase/Estadão

Preparo

1Coloque em uma tigela o leite morno, o açúcar e a manteiga derretida. Mexa com ajuda de um batedor de arame para o açúcar dissolver. O líquido deve estar morno, não quente – teste com o dedo.
2Adicione o fermento e mexa apenas para misturar. Deixe a massa descansar por 10 minutos em um local quente, até o fermento começar a borbulhar.
3Adicione metade da farinha e mexa com uma espátula até formar uma massa homogênea.
4Cubra com um filme plástico e deixe descansar por uma hora, até a massa dobrar de tamanho.
5Unte com manteiga uma forma redonda. Reserve.
6Remova o filme plástico, e adicione o restante da farinha e o sal. Misture bem.
7Polvilhe com farinha uma superfície limpa e despeje a massa. Sove por mais ou menos 10 minutos, até formar uma superfície lisa e elástica. Deixe descansar por 5 minutos.
8Abra a massa, primeiro com ajuda das mãos, em seguida de um rolo, no formato de um retângulo, com 1 cm de espessura.
9Bezunte a massa com manteiga derretida em banho-maria. Misture os açúcares mascavo e refinado do recheio e polvilhe sobre a massa. Em seguida, distribua as gotas de chocolate.
10Enrole a massa na forma de um rolinho bem apertado.
11Com um pedaço de fio dental ou faca, corte rolinhos de mais ou menos 8 cm de espessura e coloque na assadeira untada, deixando eles próximos mas com espaço para crescer entre eles.
12Cubra com um pano e deixe descansar para crescer uma última vez antes de ir ao forno, mais ou menos 30 a 40 minutos. Até dobrarem de tamanho. (se quiser congelar, cubra com papel filme e leve direto ao congelador).
13Aqueça o forno a 180 graus. Asse os rolinhos por 25 a 30 minutos, até ganharem cor. Retire do forno e deixe amornar por 15 minutos antes de colocar a cobertura.
14Enquanto os rolinhos assam, batam o cream cheese e a manteiga amolecida até conseguir um creme fofo.
15Adicione o leite e o extrato de baunilha, até formar uma pasta homogênea. Adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?