Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Rosbife com salada de ovo

Um jeito fácil de fazer filé mignon e uma bela ideia de acompanhamento. O segredo é servir a carne e a salada frias

por Patrícia Ferraz

Rosbife com salada de ovo.

Rosbife com salada de ovo. Foto: Codo Meletti/Estadão

Eis uma dupla que funciona como um curinga para um dia quente: rosbife com salada de ovos, servidos frios. A combinação é deliciosa e tem a vantagem adicional do preparo com antecedência. O ideal, aliás, é fazer pela manhã e levar à mesa no jantar, logo que tirar da geladeira.

O truque do rosbife é enrolar em filme plástico bem apertado (dica da minha amiga Joana Munné) para segurar os sucos da carne e garantir o formato bonito. É claro que quanto mais limpa estiver a carne, melhor. O miolo do filé mignon, que é menorzinho, fica perfeito.

A salada de ovos também pode ser feita com antecedência e mantida na geladeira.

Preparo

1Ponha o sal, o alho e os grãos de pimenta em um pilão e faça uma pasta. Esfregue a pasta na superfície da carne.
2Aqueça uma assadeira de fundo liso ou frigideira grande. Quando estiver bem quente ponha o óleo e deixe aquecer. Ponha a carne. Deixe um ou dois minutos, vire com a ajuda de uma pinça grande, até dourar bem de todos os lados: a superfície tem de ficar bem dourada e o miolo cru.
3Tire a carne do fogo, quando estiver com a superfície bem dourada, transfira para uma tábua, espere cinco minutos e enrole a carne em filme plástico, apertando bem para segurar os sucos e manter o formato arredondado. Espere esfriar e ponha na geladeira até a hora de usar (deixe pelo menos duas ou três horas).
4Cozinhe os ovos: ferva a água numa panela, ponha os ovos e conte nove minutos. Tire da panela e ponha na água fria corrente. Descasque e pique em cubos pequenos. Espere esfriar.
5Misture o salsão e a cebola aos ovos picados já frios.
6Misture a maionese e a mostarda, junte aos ovos com cebola e salsão. Tempere com sal e pimenta, ajuste o tempero, se necessário, cubra com filme plástico e leve à geladeira até a hora de servir.
7Tire a salada de ovos e o rosbife da geladeira. Desembrulhe a carne, ponha numa tábua e corte em fatias grossas, usando uma faca bem afiada para não prejudicar o formato. Arrume as fatias numa travessa e acompanhe com a salada de ovos. 

Sobrou rosbife? Faça um sanduíche! Vale um bauru ou um beirute bem recheado. 

Ficou com água na boca?