Paladar

Receitas

Receitas

Gui Galembeck|Divulgação
Gui Galembeck|Divulgação

Rougail: pasta de berinjelas queimadas com tomates-cereja e manjericão

Receita da chef Gabriela Barretto do restaurante Chou

por Redação Paladar

LEIA MAIS:

+ Os chefs estão queimando a comida. E é de propósito

Preparo

1Acenda um fogo em uma churrasqueira e, quando estiver bem vivo, coloque as berinjelas diretamente sobre a chama. Se não tiver como acender um fogo de verdade, posicione-as sobre a chama do fogão, uma por boca. 
2Deixe queimar sem medo até a pele adquirir pontos branco-acinzentados. Retire do fogo com um pegador e disponha em uma tigela. Cubra com plástico filme e deixe esfriar.
3Prepare enquanto isso os tomatinhos. Coloque todos em uma assadeira, regue generosamente com azeite, tempere com sal, pimenta-do-reino e o açúcar mascavo. Leve ao forno preaquecido a 200°C por mais ou menos 30 minutos, ou até estarem queimadinhos e brilhantes. Reserve.
4Coloque a berinjela sobre uma tábua, retire a pele e descarte. Você pode fazer isso com uma faca ou com uma colher, sairá facilmente. Não se desespere se ficarem alguns pedaços de casca carbonizada junto com a polpa.
5Pique grosseiramente a polpa para transformá-la numa espécie de pasta. Coloque numa tigela e adicione os tomates, junto com todo o líquido azeitoso que se formou no fundo da assadeira. Se a maior parte dos resíduos estiver grudada na assadeira, aqueça-a rapidamente sobre a chama do fogão acrescentando um pouco de água para soltar os sabores concentrados. Misture tudo muito bem, inclusive as folhas de manjericão. Veja se precisa de mais sal. Se as berinjelas que você usou estiverem muito ácidas, adicione um pouquinho mais de açúcar. 
6Sirva com pão ou acompanhando um bonito peixe.

 

Ficou com água na boca?