Paladar

Receitas

Receitas

Andrew Scrivani|NYT
Andrew Scrivani|NYT

Salada de avocado com ervas e alcaparras

Saiba o que fazer quando der a sorte de encontrar um avocado perfeito, maduro e cremoso

por Melissa Clark

The New York Times

Avocados perfeitos não são nem duros demais nem muito moles. Devem ceder apenas levemente quando apertados, manterem-se íntegros quando fatiados e, em contato com a língua, lembrar a textura da manteiga. (Vale lembrar que avocado é um tipo específico de abacate, com casca dura e escura, pouca água e rico em óleo, além de ser menos calórico e ter mais nutrientes do que outras variedades) 

Infelizmente, muitas vezes, tudo o que achamos são avocados molengas, um tanto fibrosos e com manchas pretas, que precisam ser retiradas para se salvar as boas partes. Quando isso acontecer com você, disfarce o desfiguramento da fruta transformand0-a em guacamole ou passando-a em uma bela torrada. 

Eu, quando encontro bons avocados, gosto de fazer deles, fatiados em meia-lua e distribuídos em pratos, a alma de uma salada elegante, simples e deslumbrante. Quando maduros e cremosos, combinam bem com sabores fortes e pungentes. Então, salpico sobre eles um molho verde de ervas picantes temperado com vinagre de vinho tinto, um pouco de pimenta e um pouco de alho. Para dar mais textura e frescor ao conjunto, espalho nos pratos folhas inteiras de ervas e complemento com alcaparras, dando um toque salgadinho. E isso é tudo: nada de alface, tomate ou cebola para roubar a glória do avocado.  

Essa salada de avocado pode ser servida como aperitivo, como guarnição para peixes e carnes grelhados ou assados ou como prato principal de um almoço leve, com pão em pedaços e queijo de cabra cremoso e levemente picante.

Para fatiar corretamente um avocado corte-o ao meio, tire o caroço e corte as metades em quartos. Use os dedos para remover cuidadosamente a casca, começando por um dos cantos. Se o avocado estiver maduro, a pele grossa sai sem que a polpa seja prejudicada. Use uma faca bem afiada para fatiar. 

Embora o ideal seja fatiar o avocado logo antes de servir, você pode fatiá-lo e manter as fatias cobertas em temperatura ambiente por pelo menos uma hora. O molho pode ser feito até seis horas antes. Preserve-o também em temperatura ambiente para que as ervas mantenham a textura. Junte tudo nos pratos na hora de servir. 

Como o avocado é meio caprichoso, sugiro que você compre uns dois a mais para ter de reserva no caso de alguns da receita se desconjuntarem. Se não precisar usar, você pode comê-los no dia seguinte, preparando-os da seguinte forma: corte o abacate ao meio, ponha sal e salpique com suco de limão ou molho de pimenta do tipo Tabasco. Coma de colher no café da manhã ou como lanchinho. A perfeição às vezes pode ser muito simples.  

Preparo

1Reserve uma xícara de folhas de coentro inteiras; pique bem o restante das folhas e caules tenros. Transfira as folhas picadas para uma vasilha média. 
2Reserve uma xícara de folhas inteiras de salsinha; pique bem o restante das folhas e caules tenros. Transfira a salsinha picada para a vasilha com o coentro. Adicione as cebolinhas, o jalapeño, o alho, o sal, vinagre e o azeite e misture bem. Prove e corrija a quantidade de sal e vinagre, se necessário. 
3Espalhe as folhas inteiras de coentro e salsinha em quatro pratos. Distribua por cima as fatias de avocado e tempere levemente com sal. Jogue o molho de ervas sobre o avocado, certificando-se que o azeite da vasilha foi junto, e coroe com as alcaparras. Polvilhe com sal marinho em flocos, pimenta-do-reino e sirva.

/ Tradução de Roberto Muniz

Ficou com água na boca?