Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada de figo e mussarela de búfala

Fresca e surpreendente, essa salada com vinagrete de cebola roxa e cítricos é uma releitura da receita do restaurante Vulcano

por Patricia Ferraz

Figo e mussarela andam juntos há tempos. Mas aparecem de uma forma irresistível nessa salada inspirada em uma receita da chef Mariana Fonseca, do Vulcano. A chef conta que se inspirou em uma salada que a avó dela fazia e deu seus pitacos. Provei no restaurante e reproduzi, dando os meus pitacos.

Assei os figos, suavizei a cebola roxa lavando em água corrente e depois deixei marinar em um pouco de azeite, com sal e vinagre de vinho branco (a chef usa balsâmico branco, que é difícil de encontrar por aqui). Para finalizar, um molho cítrico com raspas de limão-siciliano, azeite e pimenta. E, por cima, manjericão.

Mussarela, figos assados com balsâmico e vinagrete de cebola roxa 

Mussarela, figos assados com balsâmico e vinagrete de cebola roxa  Foto: Renata Mesquita/Estadão

Preparo

1Lave e seque os figos e corte-os em quatro sem tirar a casca.
2Ponha os figos em uma assadeira, regue com um fio de azeite e o vinagre balsâmico e leve ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos (só para assar levemente). 
3Tire os figos do forno e deixe amornar.
4Descasque a cebola roxa e corte em cubinhos (os menores que conseguir). Lave em água corrente, deixe de molho na água com gelo por uns 10 minutos.
5Escorra a cebola e ponha numa vasilha pequena com os 20 ml de vinagre de vinho branco e 60 ml de azeite, tempere com sal e pimenta e deixe marinar por meia hora pelo menos.
6Escorra as mussarelas, corte-as com as mãos grosseiramente (em pedaços irregulares e grandes). 
7Lave e seque bem as folhas de manjericão. 
8Misture o azeite restante, o limão e as raspas de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
9Monte a salada: distribua os pedaços de mussarela no fundo da travessa de servir, acomode os figos assados por cima,espalhe a cebola com a marinada, regue com o molho e distribua as folhas de miniagrião. Sirva imediatamente. Acompanhada de focaccia ou torradas de pão italiano.

Ficou com água na boca?