Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada de frango com laranja e amêndoas

O segredo dessa receita está na marinada; veja como fazer

por Patricia Ferraz

É uma salada com frango, mas não tem nada de banal. O que faz a diferença é a marinada do frango. Você pode variar as folhas e as castanhas – só não esqueça de tostá-las antes.

Preparo

1Corte o frango em pedaços e ponha numa vasilha com vinho, suco e raspas de limão, as especiarias em pó, sal e pimenta. Cubra com um filme plástico e leve para gelar por pelo menos duas horas.
2Aqueça o óleo numa frigideira que comporte o frango.
3Tire o frango da marinada e frite, dourando igualmente de todos os lados. Despeje o líquido da marinada na frigideira, deixe secar e vá adicionando uma colher (sopa) de água por vez, virando o frango até dourar. Espere esfriar e desfie a carne com a ajuda de dois garfos.
4Aqueça uma frigideira pequena sem qualquer gordura e ponha as amêndoas. Toste por um ou dois minutos, mexendo para não queimar. Deixe esfriar e pique grosseiramente.
5Ponha o vinagre, a mostarda e o suco de laranja numa tigela pequena e vá adicionando azeite aos poucos, batendo com um batedor de arame do tipo fouet para emulsionar. Tempere com sal e pimenta.
6Descasque a laranja, corte em gomos.
7Distribua as folhas em quatro pratos, espalhe os pedaços de frango. Regue com o vinagrete de laranja, salpique as amêndoas e sirva em seguida para não murchar.

 

Ficou com água na boca?