Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada de verão

Inspirada em receita do chef Yotam Ottolenghi, ela combina melancia, maçã verde, limão e cebola roxa, além das folhas variadas

por Patrícia Ferraz

Melancia, maçã verde e limão é combinação para lá de refrescante.

Melancia, maçã verde e limão é combinação para lá de refrescante. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Já pensou em misturar melancia e maçã verde com um toque de limão? Essa combinação absolutamente refrescante está em Simples, de Yotam Ottolenghi, que saiu no fim do ano passado no Brasil, pela Companhia de Mesa. Não há como não gostar de um livro desse chef israelense que se mudou para Londres, abriu restaurantes e ensinou os cozinheiros amadores do mundo inteiro a brincar com sabores do Oriente Médio. Sumagre, Harissa, melaço de romã, conserva de limão... 

Ele é criativo, talentoso, tem um dom especial para fazer combinações irreverentes, lida com vegetais como ninguém e sua cozinha é um ótimo retrato da gastronomia atual. Sou fã de carteirinha e coleciono seus livros, que consulto sempre -- os sete estão na minha estante, lado a lado. Simples, na minha opinião, é o menos surpreendente deles, reconheci vários pratos dos outros livros em nova versão, com produtos trocados. Ainda assim vale. Garanto.

Aproveitei a combinação de melancia, maçã verde e limão que está no livro, mas acrescentei cebola roxa (para contrastar com o adocicado das frutas) e folhas variadas (usei brotos de agrião, beterraba e alface frisé). Ficou uma salada perfeita para um dia quente.

Preparo

1Corte a melancia em fatias finas, descarte a casca e as sementes. Corte as fatias em tiras e depois em cubinhos
2Lave e seque as maçãs, mantenha a casca e corte em fatias, em tiras, e depois em cubinhos de tamanho semelhante aos da melancia.
3Misture a melancia, a maçã, a cebola (se for usar) e as raspas de limão. Vá colocando o suco de limão aos poucos (prove a cada vez, não precisa usar o limão todo) tempere com 2 colheres de azeite.
4Lave e seque as folhas, ponha no prato de servir.
5Regue as folhas com o azeite restante, um pouco de suco de limão restante e sal. Misture as frutas picadas.

 

Ficou com água na boca?