Paladar

Receitas

Receitas

Salada Waldorf à brasileira 

Um clássico das mesas de Natal, com ingredientes brasileiros

por Redação Palada

Um clássico das mesas de Natal. Esta versão criada pela equipe da escola de gastronomia Le Cordon Bleu de São Paulo para a ceia de Natal do Paladar, ganha ares tropicais com a mandioquinha frita e castanhas no lugar das nozes.

Salada Waldorf à brasileira

Salada Waldorf à brasileira Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Preparo 

1Cozinhe as batatas em cubos em agua fria com sal, cobrindo a batata com água 2 dedos acima da altura. Cozinhe em fogo médio até que esteja quase macia. Escorra, e deixar resfriar na geladeira. 
2Rale a mandioquinha descascada no lado grosso do ralador de 4 lados. Coloque na água, deixe 10 minutos, retire, escorrer bem e seque muito bem com papel absorvente.  
3Frite a mandioquinha em óleo quante - quando atingir a temperatura de pequenas bolhas - mexa bem, com cuidado, para fritar por igual todos os lados. Seque em papel absorvente, reserve.
4Pique grosseiramente as castanhas. Corte a maçã em lâminas bem finas, retire o miolo, mas mantendo a casca. Corte o salsão em fatias bem finas. Reserve. 
5Faça a maionese: coloque o ovo inteiro no liquidador com a mostarda, o limão espremido e o sal. Comece abater a misura e vá colocando o óleo, em fio, aos poucos para emulsionar e homogeneizar o molho. Quando ele estiver firme e cremoso, desligue.
6Misture, em uma tigela grande, as castanhas, a maçã, o salsão, com as batatas e a maionese, a salsinha e cebolinha picadas. Leve a geladeira. Antes de servir, salpique a mandioquinha frita sobre a salada.  

 

 

Ficou com água na boca?