Salpicão de frango
Essa salada de frango desfiado, maionese, cenoura, salsão e maçã é um clássico caseiro; confira uma receita simples, fácil e deliciosa

Salpicão de frango. Foto: Codo Meletti/Estadão
Se você é do tipo que acha salpicão um prato brega, fique sabendo que essa salada caprichada de frango desfiado e maionese não é invenção tupiniquim, já era servida no século 14 por Taillevent, um dos primeiros chefs profissionais, cozinheiro da corte francesa e autor de Le Viandier, um dos primeiros tratados culinários. Quer dizer, salpicão é chiquérrimo, há séculos.
Existem incontáveis receitas e maneiras de preparar um bom salpicão, minha versão favorita é a que está a seguir, bem tradicional. Capricho no tempero do frango, ponho bastante maçã verde com casca, uvas-passas brancas e misturo iogurte na maionese para deixá-la um pouco mais leve. Eliminei o pimentão, acho que ele compromete a delicadeza da salada. Mas fique à vontade para usar.
O preparo da receita não tem erro. Um último aviso: salpicão é um clássico da ceia de Natal paulistana, mas é tão bom que seria desperdício deixar o prato só para as festas.
Preparo
Dica: Se quiser, você pode usar maionese caseira. Aqui está como fazê-la.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.