Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduba de bresaola, queijo e picles feito em casa

Receita perfeita para quando você quer comer bem sem muito esforço

por Patricia Ferraz

Essa receita é para um dia de preguiça de cozinhar – ou um fim de semana prolongado pelo feriado, como este. Traduz bem a especialidade do escritor inglês Nigel Slater, autor de Cozinha Rápida (Editora Tapioca, 2015) entre outros best sellers: pratos para quando você quer comer bem sem muito esforço.

Costumo fazer esse sanduíche de duas maneiras. Em dia de preguiça, preparo exatamente como está no livro. Quando quero dar uma caprichada extra, faço também um chutney rápido de cebola roxa – se quer saber, vale o esforço, fica ótimo.

Minha sugestão é você fazer o sanduíche e comer na frente da TV, assistindo ao filme Toast, que é baseado na autobiografia de Nigel Slater.

Sanduíche queijo e bresaola 

Sanduíche queijo e bresaola  Foto: Patrícia Ferraz

Preparo

1Descasque o pepino e corte ao meio no sentido do comprimento, raspe e descarte as sementes. Corte em tiras longas e finas.
2Ponha numa tigela pequena o vinagre de vinho branco, a mostarda Dijon, o açúcar e um pouco de pimenta. Mexa e junte as fatias de pepino. Deixe marinar por 10 minutos.
3Aqueça uma frigideira ou grelha, ponha metade da manteiga, aqueça e frite duas fatias de pão italiano, até dourar dos dois lados. Deixe sobre uma folha de papel toalha para absorver o excesso de gordura. Se preferir, use uma grelha ou chapa elétrica, sem manteiga (mas perde um pouco a graça…). Frite as duas fatias restantes.
4Monte os sanduíches: ponha duas fatias sobre uma tábua, distribua sobre elas as fatias de queijo, em seguida o picles de pepino e as fatias de bresaola. Se for usar o chutney, esse é o momento, espalhe sobre a bresaola. Feche o sanduíche com a outra fatia de pão grelhado. 

Preparo do chutney de cebola (opcional)

1Descasque e corte em fatias a cebola roxa. Misture com o vinagre e o mel e ponha numa panela de fundo grosso.
2Junte a canela em pau e as especiarias. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. 
3Tire do fogo, separe duas colheres (sopa) cheias do chutney e ponha o restante, ainda quente, em um pote de vidro esterilizado. Espere esfriar e guarde na geladeira.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?