Paladar

Receitas

Receitas

Fernando Sciarra/Estadão
Fernando Sciarra/Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche aberto de camarão e guacamole

O smørrebrød é muito popular na Dinamarca. A base é pão e manteiga e, por cima, você coloca o que a criatividade mandar

por Patrícia Ferraz

Esse tipo de sanduíche que parece uma tartine é muito popular na Dinamarca. Chama smørrebrød (smør, em dinamarquês, é manteiga, e brød, pão). A base é sempre o pão com manteiga, mas eles são incrivelmente variados, com coberturas diversas, texturas, cores e formas distintas, dispostas de maneira atraente.

O sanduíche aberto é herança dos vikings, que levavam pão de centeio nas viagens para comer com manteiga e cebola. Sua popularidade teve altos e baixos ao longo da história. Há alguns anos, a Dinamarca redescobriu o smørrebrød e ele voltou às boas, feito com ingredientes nobres e montado como obra de arte, servido em restaurantes e bares descolados.

Dá para passar a semana inteira em Copenhague provando deles em diferentes restaurantes (ok, abra espaço também para o Noma). Nem sei se vi por lá algum exatamente como este, de camarão e abacate, mas a combinação é infalível. Testei e o sanduíche ficou bem bom – a aprovação foi total no almoço da equipe do Paladar.

Preparo 

1Ponha a polpa de dois avocados bem maduros num processador. Tempere com sal, limão, azeite.
2Pique o alho e a cebola em cubos pequenos, junte ao avocado e bata até formar um creme. Ajuste os temperos (talvez seja necessário mais sal e limão), Mexa bem.
3Cozinhe os camarões sem casca em água com sal, por apenas dois ou três minutos. Escorra, passe na água gelada e reserve.
4Espalhe bastante creme de avocado sobre quatro fatias de pão de centeio (usei o integral Pinheirense, escuro e macio, mas há diversas possibilidades de pães artesanais ou industrializados).
5Ponha um pouco de miniagrião sobre o creme de avocado, alguns brotos de alfafa e, por cima de cada fatia, acomode um camarão grande já cozido. Ajuste o sal e a pimenta. Sirva em seguida para as folhas não murcharem.

Ficou com água na boca?