


Prato do Dia
Patrícia Ferraz
Sanduíche aberto de camarão e guacamole
O smørrebrød é muito popular na Dinamarca. A base é pão e manteiga e, por cima, você coloca o que a criatividade mandar
Esse tipo de sanduíche que parece uma tartine é muito popular na Dinamarca. Chama smørrebrød (smør, em dinamarquês, é manteiga, e brød, pão). A base é sempre o pão com manteiga, mas eles são incrivelmente variados, com coberturas diversas, texturas, cores e formas distintas, dispostas de maneira atraente.
O sanduíche aberto é herança dos vikings, que levavam pão de centeio nas viagens para comer com manteiga e cebola. Sua popularidade teve altos e baixos ao longo da história. Há alguns anos, a Dinamarca redescobriu o smørrebrød e ele voltou às boas, feito com ingredientes nobres e montado como obra de arte, servido em restaurantes e bares descolados.
Dá para passar a semana inteira em Copenhague provando deles em diferentes restaurantes (ok, abra espaço também para o Noma). Nem sei se vi por lá algum exatamente como este, de camarão e abacate, mas a combinação é infalível. Testei e o sanduíche ficou bem bom – a aprovação foi total no almoço da equipe do Paladar.
Preparo
Receitas mais vistas
Mais em receitasComentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.