Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche aberto de salpicão e rosbife

Um truque delicioso para um jantar rápido, pode ser feito com as sobras que você quiser aproveitar: salpicão, rosbife, frango assado, lombo assado

por Patricia Ferraz

Receita sanduíche aberto de salpicão e rosbife 

Receita sanduíche aberto de salpicão e rosbife  Foto: Feliepe Rau/Estadão

Salpicão fica uma delícia (também!) na base de um sanduíche aberto e essa é a ideia básica dessa receita. Na verdade, trata-se daquele tipo de receita sem receita, feita com as sobras que você quiser aproveitar - de salpicão, rosbife, frango assado, lombo assado...

De qualquer modo, seguem dicas para fazer um  rosbife rápido e um salpicão simples. Use um bom pão artesanal ou pão italiano, complete com fatias de cebola, uns tomatinhos e...está feito um jantar rápido. Se não for usar rosbife, siga a receita, trocando apenas a carne.

Preparo

1Misture a batata cozida, a maçã e o salsão picados com a maionese, tempere com azeite, limão, sal e pimenta. Deixe na geladeira até a hora de usar.
2Esfregue o sal pela superfície da carne.
3Quebre os grãos de pimenta grosseiramente (envolva em um pano e martele, ou aperte contra uma tábua usando o fundo de uma colher) e espalhe pela carne, apertando. 
4Aqueça o óleo em uma panela ou assadeira e ponha a carne. Deixe três ou quatro minutos sem mexer e vire. Repita e vá virando até dourar bem toda a superfície, deixando o interior rosado (ou no ponto que preferir). Quando começar a pegar cor, ponha uma colher (sopa) de água, vá virando até terminar de dourar a carne. Se preferir menos rosada, finalize no forno, por alguns minutos. 
5Tire a carne do fogo e enrole - bem apertada - em um filme plástico (para segurar os sucos no interior do rosbife e manter a forma). Deixe esfriar e corte em fatias.
6Espalhe uma boa quantidade de salpicão em cada fatia de pão. Acomode, por cima, as fatias de carne. Espalhe fatias de cebola, os tomates, um fio de azeite e está pronto.

 

Ficou com água na boca?