Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche calabrês de berinjela

Um sanduíche delicioso, empanado e frito. com queijo mussarela e berinjela

por Patricia Ferraz

Sanduíche calabrês de berinjela 

Sanduíche calabrês de berinjela  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Encontrei essa receita em Calabria e Lucania in boca (Edizione Midia, Bologna, 1988, sem edição em português), um livro artesanal, presente de um querido amigo jornalista, o Pablo Pereira. É um sanduíche delicioso, empanado e frito, que não recomendo fazer todo dia, mas pode suavizar um fim de semana de pandemia... Acredite, a simplicidade e a aparência não fazem justiça à delícia da receita, que é bastante popular na Calábria, onde berinjela e pimentão, disputam o título de vegetal mais presente na cozinha.

O ideal, nesse caso, é usar a berinjela macho, que não tem sementes e se mantém íntegra depois de cozida. O macho tem a forma mais abaulada e uma extremidade levemente pontuda, como ensina o chef francês Alain Ducasse, em seu livro Ducasse de A a Z (Ediouro,2005). Fiz duas adaptações à receita original, para deixar o sanduíche mais leve: usei mussarela de búfala em vez de queijo caciocavallo e fritei no azeite em vez de óleo. Recomendo as duas. 

Preparo

1Lave as berinjelas e corte-as em fatias de espessura média, no sentido do comprimento. Ponha para cozinhar em água fervente com sal, por três ou quatro minutos, até começar a mudar de cor.
2Escorra a berinjela, passe na água fria corrente e seque muito bem com um pano.
3Corte as mozzarellas em rodelas. 
4Ponha uma fatia de berinjela em uma tábua e distribua rodelas de mozzarella, por cima. Tempere com um pouco de sal e pimenta, cubra com outra fatia de berinjela e aperte delicadamente. Monte todos os sanduíches da mesma forma.
5Prepare os três ingredientes para empanar: ponha cada farinha em um prato e os ovos, levemente batidos, em um prato fundo.
6Passe o sanduíche na farinha de trigo, dos dois lados; em seguida, passe no ovo, e, por fim, na farinha panko. Aperte delicadamente. 
7Tempere novamente os sanduíches com um pouco de sal e pimenta.
8Aqueça o azeite em uma frigideira e frite os sanduíches, aos poucos, até dourar bem. Escorra em papel toalha. Sirva quente.

 

Ficou com água na boca?