Paladar

Receitas

Receitas

Sanduíche de berinjela marinada com compota de tomate do Futuro Refeitório  

Receita da chef Gabriela Barreto, do restaurante Futuro Refeitório

por Redação Paladar

 

  Foto: Roberto Seba

Preparo

Berinjela marinada 

1Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, e depois em pedaços  de 1,5cm.
2Deixe-as em uma salmoura (3%, ou  seja, 30g de sal para cada litro de  água) por 5 horas.
3Em seguida, lave-as e seque bem. Despeje o óleo vegetal sobre elas e em seguida coloque-as em uma grade (com uma assadeira embaixo) e leve ao forno a 190ºC, por 10 minutos. Reserve-as. 
4Usando a mesma  assadeira que estava embaixo da berinjela, misture todos os outros ingredientes e volte ao forno, agora a 170ºC,  por 10 minutos. Misture  bem e volte ao forno por mais 30 minutos, a 160ºC.

Compota  de  tomate

1Torre as sementes (erva doce, coentro e pimenta-do-reino) em forno a 140ºC por 10  minutos. Macere num pilão junto com as pimentas secas até que  fique um pó fino.
2Refogue em um panela, a cebola-roxa com um fio de óleo. Adicione o gengibre, os alhos e as raspas de limão-siciliano. Em seguida coloque o vinagre de vinho tinto e o tempero seco e deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos, mexendo para que não queime no fundo da panela. Deixe esfriar.
3 Bata os tomates assados e a mistura de cebola e temperos no processador até que fique na consistência de uma geleia.Corrija o sal.  

Montagem

1Coloque as duas fatias de pão em uma torradeira até que fiquem crocantes por fora.
2Com uma faca, espalhe duas colheres de sopa da compota de tomate nas duas fatias. Sobre uma delas, colocar amais daus colher de sopa bem cheias da berinjela marinada e as folhas de rúcula.
3Feche com a outra fatia e corte o sanduíche ao meio. 

 

Ficou com água na boca?