Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche de frango empanado

O quitute, que pode ser feito com sobrecoxa desossada ou peito, está em alta em restaurantes e bares de São Paulo

por Patrícia Ferraz

Se tem um sanduíche que anda em alta em São Paulo é o de frango empanado. Verdade, você precisa provar. Tem alguns deliciosos. A receita varia, conforme o lugar, mas em comum todos têm o frango (sobrecoxa desossada ou peito) empanado, frito, e servido em pão redondo de massa de brioche. Ah, maionese também é indispensável.

Preparei uma versão para o Prato do Dia, seguindo essas regras, mas dei uma inventada. Para começar, em vez de empanar o frango em farinha, passei no ovo e numa farinha de pão com queijo parmesão ralado. No recheio, misturei maionese com manjericão. E para completar, coloquei um refogado de cebola roxa, cenoura e alho-poró cortados em julienne (fatias bem finas). Ficou bem bom. Experimente.

Preparo

1Coloque o frango em uma vasilha e tempere com sal, alho, pimenta-do-reino e o vinho branco. Cubra com filme plástico e deixe marinando na geladeira por 20 minutos, aproximadamente.
2Ponha o pão de forma no processador e bata até fazer uma farofa.
3Aqueça 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira e toste a farinha de pão até dourar. Tire do fogo, deixe esfriar e misture o queijo.
4Corte a cebola, a cenoura e o alho-poró em julienne. E refogue em uma frigideira com 1 colher de azeite, até amolecer. Tempere com sal e pimenta, tire do fogo e reserve.
5Bata o manjericão e a maionese num processador.
6Tire o frango da marinada e empane: passe no ovo batido e na farofa de pão e parmesão.
7Frite o frango em óleo quente e escorra.
8Corte o brioche ao meio, passe manteiga nas duas fatias e doure numa frigideira aquecida. Tire do fogo, recheie com o frango empanado, a maionese e, por cima, os legumes. Tampe o sanduíche e sirva quente.

 

Ficou com água na boca?