Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche de ovo

Um lanche reconfortante e delicioso, feito com uma salada de ovos simples e fica leve porque leva iogurte em vez de maionese

por Patrícia Ferraz

Sanduíche de ovo 

Sanduíche de ovo  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Sanduíche de ovo é uma daquelas receitas que nasceram em situação de escassez, mas acabaram virando clássicas. O ovo frito entre duas fatias de pão começou a ficar popular na Europa, durante a Primeira Guerra, mas mesmo com o fim do racionamento, continuou fazendo sucesso. O mundo todo come pão com ovo em uma infinidade de variações – frito, cozido, mole, mexido, com ou sem complementos que vão dos embutidos aos vegetais. 

Esse aqui é feito com uma salada de ovos simples e fica leve porque leva iogurte em vez de maionese. Usar ovos mornos e com a gema mole faz toda a diferença… É um sanduíche reconfortante e delicioso. Perfeito para um dia de preguiça de cozinhar. Na primeira vez, siga à risca a receita da inglesa Anna Jones, publicada no livro Um jeito moderno de comer (Ed. Alaúde). Nas próximas, fique à vontade para incluir queijos, embutidos, folhas ou vegetais. Mas não precisa, garanto.

Preparo

1Ponha os ovos em uma panela, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, marque 6 minutos (se os ovos forem muito grandes, deixe um pouco mais)
2Ponha o iogurte e os demais ingredientes (exceto o pão) em uma tigela, mexa, prove e ajuste o tempero se necessário.
3Escorra os ovos em água corrente fria, descasque, pique e ponha na tigela com o molho. Misture
4Se o pão estiver fresco, espalhe o recheio de ovos sobre 4 fatias e cubra com as outras 4 fatias. Sirva imediatamente. Se o pão não estiver fresco, toste-o levemente antes de fazer os sanduíches.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?