Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sanduíche de rosbife com pasta de agrião e tomate provençal

Essa receita pode ser feita com as sobras de qualquer carne assada ou, num dia de preguiça, com rosbife comprado pronto

por Patrícia Ferraz

Assim que montar seu sanduíche de rosbife, coma-o imediatamente.

Assim que montar seu sanduíche de rosbife, coma-o imediatamente. Foto: Alex Silva/Estadão

Rosbife é uma invenção inglesa. Especialistas na receita, eles tinham uma técnica específica para assar a carne: penduravam a peça inteira perto do fogo (mas não em cima), com uma panela para recolher a gordura que pingava; de  tempos em tempos, viravam a carne e regavam com a gordura, para manter a umidade. Era o prato de domingo e as sobras acabavam fatiadas e comidas frias ao longo da semana.

Há registros desse ritual no século 16. A data, portanto, revela que o tal Conde de Sandwich, celebrizado como o inventor do sanduíche, no século 18, poderia estar apenas repetindo um hábito de seus conterrâneos… A história oficial é a seguinte: numa mesa de jogo, John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, sentiu fome e pediu carne fria e pão. Colocou a carne entre as fatias de pão e acabou batizando uma das mais deliciosas invenções de todos os tempos.

Não há provas de que a história seja verdadeira, mas o sanduíche de rosbife estimulou a criação de incontáveis combinações de pães e recheios, como essa que leva pasta de agrião e tomates assados.

Você pode fazer esse sanduíche com sobra de qualquer carne assada – se for dia de preguiça, compre o rosbife pronto, caso contrário, veja receita no site do Paladar. Dá para variar o pão também, do francês à baguette, passando pelo italiano e pela ciabatta, desde que esteja fresquinho e crocante. Não dispense os tomates-cereja assados com farofa de pão e muito menos a pasta de agrião. Depois de provar, você vai entender o porquê.

Preparo

1Lave, seque e corte ao meio os tomates. Tempere com sal, azeite e o alho picado. Misture bem. Ponha em uma assadeira, cubra com a farinha panko, regue com um pouco mais de azeite e asse por aproximadamente 15 minutos. Tire do forno e reserve.
2Misture num processador o creme de leite, o iogurte, a mostarda e as folhas de agrião. Bata até formar uma pasta. Prove e tempere com sal e pimenta.
3Abra os pães ao meio no sentido horizontal (se quiser, toste levemente). Espalhe generosamente a pasta de agrião em uma fatia, distribua o rosbife por cima e finalize com os tomates assados. Feche o sanduíche com a outra fatia de pão. Faça o mesmo com o outro pão e os ingredientes restantes. Coma imediatamente, para não murchar o pão.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas