Paladar

Receitas

Receita

Gilberto Oliveira Jr.
Gilberto Oliveira Jr.

Como fazer tiramisù: confira seis versões da tradicional receita italiana

Sempre com biscoitos e queijo mascarpone, a sobremesa pode levar ainda limão-siciliano, amaretto, pêssegos. Ou virar uma entrada se feita salgada

Comente

22 de novembro de 2019 | 14:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O tiramisù é uma instituição italiana. Com biscoitos embebidos em café intercalados com camadas de creme de mascarpone, é uma sobremesa fácil de fazer, não muito doce e bastante versátil.  

A receita original leva apenas seis ingredientes: biscoito, queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. O mascarpone é um tipo de creme de queijo, produzido a partir da mistura de creme de leite com ácido cítrico, típico da região da Lombardia, na Itália. Por seu sabor delicado e levemente adocicado, é utilizado em pratos salgados - olhe esse fettuccine com cogumelos e mascarporne, por exemplo - e doces.   

Exatamente por isso, é fácil incorporar outros ingredientes e sabores à estrutura tradicional do tiramisù. Na seleção abaixo, você vai ver versões com limão, com licor, com fruta e até uma opção salgada, de cogumelos, para ser servida como entrada. 

As possibilidades são tantas que, nesta sexta, 22, a etapa latinoamericana da Copa do Mundo de Tiramisù irá eleger as melhores receitas feitas por confeiteiros amadores. A disputa será em Curitiba (é a primeira que a versão regional da competição é feita no Brasil) e premiará 20 receitas, entre originais e autorais. 

O nome da sobremesa vem da expressão em italiano "tirami sù", que significa algo como "puxe-me para cima" ou "levante-me", em referência à injeção de ânimo causada pelo doce. 

 

● Tiramisù tradicional

Começamos com a versão tradicional. Mascarpone batido com gemas e açúcar, biscoitos embebidos no café, cacau para polvilhar. Quem ensina é a confeiteira Mara Mello, que ainda dá a dica: quem quiser um toque extra de chocolate pode regar o doce com um pouquinho de calda chocolate na hora de servir. Confira a receita. 

Tiramisù tradicional.

Tiramisù tradicional. Foto: Filipe Araújo/Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

● Tiramisù da Rita Lobo

Rita Lobo prepara um tiramisù mais leve que os outros e muito fácil de fazer, sem perder a tradição da receita. Dica: pode ser montado em xícaras de chá de diferentes modelos e cores ou copos. Aprenda o passo a passo.

Tiramisù da Rita Lobo.

Tiramisù da Rita Lobo. Foto: Gilberto Oliveira Jr/Editora Panelinha

 

● Tiramisù de limoncello

Uma versão capaz de rivalizar com o preparo original. No Il Libro del Tiramisù, a receita com limoncello, licor italiano de limão-siciliano, se destaca pelo sabor e pelo perfume. Veja como fazer em casa.

Tiramisù de limoncello.

Tiramisù de limoncello. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

● Tiramisù com amaretto

Essa receita é daquelas que passa de geração em geração. Maria Grazia, mãe da chef Silvia Percussi, da Vinheria Percussi, ensina a preparar esse tiramisù. O grande diferencial é que esse preparo leva um toque de licor amaretto juntamente com o café utilizado para molhar os biscoitos. Veja como é feito.

Tiramisù com amaretto.

Tiramisù com amaretto. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

● Tiramisù de pêssego

A receita nasceu de uma tentativa frustrada de assar damascos, mas o resultado surpreende expectativas. E, claro, você pode usar pêssegos. No potinho vai a fruta assada e dismilinguida, creme chantilly, queijo mascarpone, umas gotas de baunilha e mel com tomilho. Veja a receita completa.

Tiramisù de damascos errados.

Tiramisù de damascos errados. Foto: Renata Mesquita/Estadão

 

● Tiramisù de cogumelos

Eis uma versão salgada! O queijo mascarpone vai bem em doces e em pratos salgados. Pensando nisso, o chef Paulo Neves se inspirou na estrutura da sobremesa para criar uma bela entrada. Shimeji, shitake, cogumelo-paris e funghi desidratado brilham no preparo. Faça em casa.

Tiramisù de cogumelos.

Tiramisù de cogumelos. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

* Publicado em dezembro de 2017 e atualizado pela última vez em novembro de 2019.