Paladar

Receitas

Receita

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Seis receitas com polvo para provar que é possível acertar a textura

Aprenda a acertar o ponto de cozimento do polvo e faça receitas incríveis

19 de março de 2018 | 18:59 por Redação Paladar

Pode ser um desafio fazer polvo em casa. Acertar o ponto, deixando-o macio e não borrachudo exige técnica e um pouco de prática. Então, anote as dicas a seguir e, depois, confira seis receitas incríveis com o molusco. 

O nosso jeito preferido para cozinhar polvo é: mergulhe-o numa panela com água fervendo, deixe dez segundos, tire da água. Mergulhe de novo, tire. Faça isso três vezes. Escorra. Em seguida, transfira o polvo para uma panela de pressão, com um copo de vinho tinto e a mesma quantidade de água. Acrescente um dente de alho descascado, um cebola grande cortada ao meio, uma folha de louro e um punhado de ervas aromáticas, como sálvia, alecrim, tomilho, manjericão ou manjerona. Quando pegar pressão, conte 9 minutos e desligue o fogo. Não abra a panela: espere perder a pressão naturalmente e fechada. Quando sair toda pressão, abra a panela, tire o polvo e separe os tentáculos. Está pronto! 

 

Arroz com polvo, açafrão e páprica

Aromático e saboroso, esse prato vai se tornar um favorito. O polvo macio fica perfeito com o arroz bomba, o mesmo da paella espanhola. O grão é refogado e recebe os condimentos que dão vida ao prato. Faça em casa. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Polvo com páprica e purê de batata-doce

Criação de Daniel Redondo, esse prato brinca com as texturas e aposta em sabores marcantes. Além do molusco cozido, batata-doce em chips e purê completam o prato. Veja a receita. 

Polvo com páprica e purê de batata-doce ensinado por Daniel Redondo

Polvo com páprica e purê de batata-doce ensinado por Daniel Redondo Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Ceviche Mi Olivo

A gastronomia peruana tem se consolidado cada vez mais no cenário latino-americano e o ceviche é um dos grandes protagonistas dessa pequena revolução. Esse preparo do chef Kenji Shiroma mostra exatamente isso

Ceviche de polvo

Ceviche de polvo Foto: Tadeu Brunelli

 

Salada morna de lula e polvo com vinagrete de caju

Entrada leve e refrescante preparada por Ana Luiza Trajano e perfeita para uma tarde quente. Além da lula e do polvo, um mix de brotos, castanhas de caju e caldo de legumes ajudam a dar sabor à salada. 

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano

Salada feita pela chef Ana Luiza Trajano Foto: Alexandre Schneider|Divulgação

 

Arroz de polvo com chips de alho-poró

Um clássico de Charlô Whately, que trabalha bem ingredientes cheios de personalidade. Precisa de planejamento para ser feito (o arroz precisa ficar de molho no vinho tinto por 12 horas na geladeira), mas vale a pena. 

Arroz de polvo com chips de alho-poró.

Arroz de polvo com chips de alho-poró. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Moqueca com badejo e frutos do mar

Um prato cheio de sabor que é a cara do Brasil, em receita da chef Tereza Paim. Além do polvo, camarão e badejo protagonizam o delicioso caldo.  

Moqueca para Ana Bueno ensinado por Tereza Paim

Moqueca para Ana Bueno ensinado por Tereza Paim Foto: Roberto Seba|Estadão