Paladar

Receitas

Receita

Sete receitas para quem é apaixonado por doce de leite

Cremoso, delicioso e versátil, ele já está pronto para incrementar diferentes sobremesas, do bem-casado à banoffee

12 de fevereiro de 2020 | 19:20 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Seja claro, liso, escuro ou açucarado, doce de leite é uma paixão nacional. E sabia que esse doce cremoso e denso pode ser preparado apenas com leite, açúcar e nada mais?

Tanto um doce de leite bem brasileirinho quanto as versões com sotaque dos países vizinhos (Argentina e Uruguai também são especialistas) vão muito bem em diversas receitas, seja em um flan, um petit gâteau ou na banoffe, torta que ganhou popularidade por aqui nos últimos tempos.

No fim das contas, o doce de leite vai bem em várias preparações - também é gostoso sozinho ou acompanhado de um queijinho. Confira sete receitas para aproveitar toda a versatilidade desse cremoso doce.

+ Doce de leite artesanal retorna ao básico e ganha versões com outros leites

Banoffee

Apesar de ter se tornado muito popular por aqui nos últimos tempos, essa torta foi criada na Inglaterra nos anos 1970. Com base de massa crocante e camadas de banana, doce de leite e chantilly, a banoffee é uma de preparação simples, mas cheia de sabores e texturas. Confira a receita.

Banoffee

Banoffee Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Flan de doce de leite

Fácil e rápido de preparar, esse cremoso flan tem receita assinada pela chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota. Assado em forminhas individuais, ele é a sobremesa perfeita para receber os amigos para um jantar (especialmente porque pode ser preparado na véspera). Veja aqui a receita completa.

Flan doce de leite 

Flan doce de leite  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Petit gâteau de doce de leite

Uma das receitas queridinhas entre as sobremesas, o petit gâteau ganha uma versão de doce de leite. Ideal para ser servido quentinho, tem recheio cheio de cremosidade e o melhor: fica menos de 10 minutos no forno. Para melhorar ainda mais, só se ganhar companhia de uma bola de sorvete de creme. Confira a receita.

Petit gâteau de doce de leite.

Petit gâteau de doce de leite. Foto: Paula Carrubba

 

Bolo bem-casado

Quem não adora sair das festas de casamento com bem-casados nas mãos? Ainda melhor se o doce tiver um tamanho mais generoso, como o desse bolo - com massa úmida e fofinha, ele intercala camadas de pão-de-ló e de doce de leite. Confira a receita.

Receita de bolo bem-casado

Receita de bolo bem-casado Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Chajá, o doce mais popular do Uruguai

Os uruguaios parecem gostar das sobremesas açucaradas e uma das mais populares no país vizinho é o chajá (pronuncia-se “tiarrá”). Trata-se de discos de suspiro intercalados com doce de leite, chantilly, fatias de pêssego em calda, farofa de bolacha, cereja ou abacaxi. Ficou interessado? Veja a receita completa.

Sobremesa chajá, do restaurante El Tranvía.

Sobremesa chajá, do restaurante El Tranvía. Foto: Divulgação

 

Éclair

Clássico da confeitaria francesa, esse doce é popularemente conhecido por aqui também como "bomba". Aprenda a fazer a sobremesa com receita de Rafael Barros, da Opera Ganache, e crie os recheios que mais gostar. Inclusive, de doce de leite. Confira a receita.

Éclair.

Éclair. Foto: Filipe Araújo/Estadão

 

Rocambole com doce de leite

Um clássico de antigamente, tem gosto de infância. Com massa fofinha e recheio cremoso de doce de leite, tem um segredo em seu preparo: precisa ser enrolado ainda quente. Veja a receita completa, com passo a passo.

Rocambole de doce de leite

Rocambole de doce de leite Foto: Felipe Rau/Estadão