Paladar

Receitas

Receitas

Schawarma de frango
Schawarma de frango

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Shawarma (nada convencional) de frango com purê de grão-de-bico

Uma receita para sair dos sabores (e dos formatos) tradicionais, com diferentes especiarias

por Patrícia Ferraz

Essa é para sair dos sabores tradicionais, um shawarma de frango*, perfumado com especiarias, servido sobre um purê de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim). Jantar completo, divino e fácil de fazer. Dá um certo trabalho, mas o preparo pode ser feito com antecedência e você deixa só para grelhar o frango na hora de servir.

Achei esta receita no livro A Change of Appetite, de Diana Henry (Mitchell Beazley), sem edição em português, e dei meus pitacos para suavizar os sabores. A lista de ingredientes é grande, afinal são duas receitas juntas, além dos complementos, mas a maioria é de temperos e especiarias que vai ser bom você colocar na despensa para usar outras vezes.

Preparo

Shawarma:
1Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande de vidro ou plástico (evite alumínio, que reage com os temperos). Ponha o frango nos temperos, vire para temperar dos dois lados, cubra a vasilha e deixe marinar por no mínimo meia hora (o ideal são duas horas).
Purê de grão-de-bico:
1Refogue a cebola com uma colher (sopa) de azeite, em uma frigideira, em fogo médio até dourar, mexendo sempre para não queimar. Junte o alho e refogue por mais 30 segundos, sem deixar mudar de cor. Tempere com as especiarias.
2Ponha o grão-de-bico na frigideira, misture, refogue rapidamente para pegar gosto e tire do fogo.
3Coloque o refogado em um processador ou liquidificador e adicione o azeite restante, o tahine, o suco de limão, sal e pimenta, e um pouco de água (1/3 de xícara aproximadamente). Bata para formar o purê. Prove e ajuste o tempero, se necessário.
4Transfira para uma panela limpa apenas para aquecer na hora de servir.

Cebolas:

1Ponha a cebola fatiada em uma vasilha com água gelada e deixe por 15 minutos.
2Escorra, seque bem, misture com as sementes de romã e tempere com o summac.

Finalização:

1Tire o frango da marinada, tempere com sal. Grelhe em uma frigideira bem quente (não precisa usar óleo), com um pouquinho de óleo. Sirva em pratos individuais, sobre o purê, acompanhado de iogurte, limão e folhas de coentro e da cebola roxa temperada

* Este não é um shawarma convencional. Originalmente, o prato do Oriente Médio, consiste em várias camadas de carne ou frango, marinadas em temperos e especiarias. E assadas em espeto. Neste caso, o nome shawarma foi usado porque está no livro A change of Appetite, de Diana Henry, de onde a receita foi tirada.

Ficou com água na boca?