Paladar

Receitas

Receita

Sobremesas de Natal

'Paladar' selecionou dez receitas de bolos, tortas, terrines e outros doces gelados que vão encerrar sua ceia em grande estilo

11 de dezembro de 2019 | 17:29 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Você já pensou nos aperitivos, nas saladas, nos assados, nos acompanhamento. Mas não é porque as sobremesas são a última etapa da ceia de Natal que elas merecem menos atenção. Para muita gente, elas são o ponto alto de qualquer evento.

Pensando nisso, o Paladar selecionou dez receitas de bolos, tortas, terrines, entre outros preparos, com gostinho de fim de ano. Confira a seguir.

+ Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa.   

Bolo natalino de laranja

Assado em forma de bolo inglês, leva cacau, uvas-passas e cascas de laranja cristalizada na massa. Depois de assado, ganha calda açucarada de Cointreau, para ficar ainda mais saboroso e molhadinho. Confira o passo a passo.

Receita de bolo natalino de laranja

Receita de bolo natalino de laranja Foto: Roberto Seba|Estadão

  

Torta Santiago

Receita clássica espanhola, essa torta é mais fácil de fazer do que parece. Ela é recheada com creme de ovos e farinha de amêndoas, aromatizado com canela e raspas de limão. Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir. Veja a receita.

Receita de torta de Santiago

Receita de torta de Santiago Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Pudim de Natal

Essa é daquelas receitas para preparar com antecedência, já que o pudim vai apurando seu sabor com tempo - o ideal é fazer seis ou sete dias antes de servir. Confira o passo a passo aqui. As frutas secas embebidas em vinho do Porto branco, além do cravo e da canela, são o ponto alto de sabor dessa sobremesa natalina.

Receita de pudim de Natal

Receita de pudim de Natal Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Pavlova de frutas vermelhas

De comer com os olhos, é um clássico que não sai de moda. Te ensinamos a fazer essa sobremesa do zero aqui. Se preferir, substitua as frutas vermelhas por outras da estação ou dê um toque brasileiro com frutas e um fio de mel nativos.

Receita de pavlova de frutas vermelhas

Receita de pavlova de frutas vermelhas Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Torta de noz pecã

Essa torta é deliciosa, com recheio à base de manteiga, ovos e xarope de maple. O pulo do gato é caprichar da apresentação - reserve as melhores nozes para isso. Confira o passo a passo aqui.   

Receita de torta de noz-pecã

Receita de torta de noz-pecã Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Torta de amêndoas e pêssegos

Além de saborosa, essa torta é linda - os pedaços de pêssego aparentes garantem todo o seu charme. Já o recheio à base de manteiga e ovos é incrementado com amêndoas e avelãs trituradas. Aprenda a fazer aqui.   

Receita de torta de amêndoas e pêssegos

Receita de torta de amêndoas e pêssegos Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Torta de cerejas

Uma receita inusitada que é também a cara do Natal - repare no recheio vermelhíssimo, de comer os olhos. Aproveite a safra de cereja para fazer o suco com a fruta in natura (em outras épocas, vale usar a versão congelada mesmo). Confira o passo a passo aqui.  

Receita de torta de cerejas

Receita de torta de cerejas Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Terrine de gianduia

Não se intimide pelo nome. Essa receita é facílima de fazer - a maioria dos passos é feita no liquidificador. Depois de pronta, regue a terrine com uma calda de nectarina e tâmaras. Fica divina. Veja a receita.

Receita de terrine de Gianduia

Receita de terrine de Gianduia Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Ministrudel de damasco

Sobremesa prática e gostosa, uma mão na roda para quem deixou essa etapa para a última hora. Você vai precisar de massa filo e geleia de damasco comprados prontos, damasco seco, manteiga, mel e menos de 15 minutos de forno. Confira aqui.   

Massa fina e recheio suculento

Massa fina e recheio suculento Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Cestinha de suspiro e frutas vermelhas

Versão individual da pavlova, fica linda na mesa de sobremesas da ceia. Aqui é segredo é incrementar o chantilly com leite de coco, para incrementar o sabor. De novo: as frutas que quiser, de preferência as da estação. Veja a receita completa aqui.

Cestinhas decoradas amora e framboesa

Cestinhas decoradas amora e framboesa Foto: Roberto Seba|Estadão

 

*Lista publicada originalmente em dezembro de 2016. Editada pela última vez em dezembro de 2019.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências