Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Sobremesas para o Dia das Mães

O 'Paladar' selecionou 15 receitas gostosas e muito fáceis de reproduzir em casa; faça e presenteie sua mãe neste domingo

08 de maio de 2020 | 19:14 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

A sobremesa pode ser o ponto alto de uma refeição. Para fechar a comemoração deste Dia das Mães com todo mundo sorrindo ao redor da mesa - especialmente a sua mãe - aposte em uma das receitas abaixo.

 

1. Torta de laranja e amêndoas

Esta torta é tão gostosa que não dá para acreditar o quanto fácil é de fazer: basta bater os ingredientes do recheio no liquidificador. A massa sablèe com amêndoas é uma pouquinhoa mais trabalhosa, mas não precisa ser nenhum expert para fazer. Confira o passo a passo aqui.

 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

2. Brownie de chocolate com caramelo salgado

Nem pense em se intimidar pelo caramelo - entregamos alguns truques básicos para que ele fique perfeito todas as vezes. Já o brownie, que também tem seus segredinhos é maçudo, úmido e nem chocolatudo. Veja como fazer.

Brownie de chocolate com caramelo salgado.

Brownie de chocolate com caramelo salgado. Foto: Jessica Emily Marx/NYT

 

3. Pavlova de frutas vermelhas

Sobremesa fresca e leve, para mamães que não curtem doces muito doces, daqueles carregados em massa e coberturas. É também muito fácil de fazer, você só vai precisar de um tempinho para preparar o merengue (uma hora de forno + uma hora de descanso dentro do forno). O restante da receita você vai tirar de letra. Confira aqui.

Receita de pavlova de frutas vermelhas

Receita de pavlova de frutas vermelhas Foto: Roberto Seba|Estadão

 

4. Panna cotta de pistache com calda de chocolate

Para fazer essa sobremesa, você vai precisar de quatro colheradas de pasta de pistache (comprada pronta em lojas especializadas em confeitaria). O preparo é simples e rápido - e o resultado impressiona à mesa. Ótima pedida de sobremesa para o Dia das Mães (se a sua mãe gostar de pistache, claro). Confira a receita.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

5. Torta di mele, bolo italiano de maçãs

Um clássico do receituário familiar italiano, esse bolo leva cubinhos de maçã na massa, além da fruta laminada na cobertura. E não se engane pelo visual, é muito fácil de fazer em casa. Aprenda a fazer aqui.

Receita de torta di mele

Receita de torta di mele Foto: Alex Silva|Estadão

 

6. Torta de limão e merengue

Essa torta é um clássico dos almoços em família. O creme à base de gemas leva suco e raspas de limão e, por isso, tem sabor pronunciado da fruta - uma delícia! Se tiver um maçarico culinário em casa, toste um pouquinho o merengue que cobre a torta. Se não tiver, tudo bem. Ela vai estar linda e deliciosa de qualquer jeito. Veja com fazer.

Receita de torta de limão e merengue

Receita de torta de limão e merengue Foto: Roberto Seba|Estadão

 

7. Gelado de chocolate com crocante de castanha

Para mães que gostam de sorvete e de chocolate, essa versão é fácil, fácil de fazer em casa - e fica cremosa, aveludada, uma delícia! O crocante de castanhas é opção, mas sugerimos incluir para brincar com as texturas. Confira a receita aqui.

Gelado de chocolate com crocante de castanha.

Gelado de chocolate com crocante de castanha. Foto: Filipe Araújo/Estadão

 

8. Bolo morno com calda de chocolate e sorvete

Aqui, te ensinamos a fazer o bolo e a calda de chocolate. O sorvete fica por sua conta, pode ser de creme, de pistache, de pitanga (fica divino!) ou o que você encontrar no mercado com na sorveteria mais perto de casa. Veja o passo a passo.

Bolo morno com calda de chocolate AMMA e sorbert de Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto

Bolo morno com calda de chocolate AMMA e sorbert de Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

9. Sorvete de limão-siciliano enformado

Essa receita é superfácil de fazer, mas, atenção, o sorvete - que fica leve, aerado, azedinho e refrescante - precisa de pelo menos 18 horas na geladeira. Se não encontrar limão-siciliano, pode substituir por tahiti. Aprenda a fazer aqui.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

10. Musse de framboesa

Caso não encontre a fruta fresca no mercado, pode usar a versão congelada - ou substitua por outra fruta vermelha - fica a gosto da mãe do freguês. Depois de pronto, sirva em tacinhas individuais. Veja o passo a passo.

Musse em taças

Musse em taças Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

11. Creme de mascarpone com frutas vermelhas

Falta de tempo não é desculpa para deixar de fazer uma sobremesa para sua mãe. Essa receita tem apenas quatro passos - e não precisa ser nenhum expert em confeitaria para conseguir executá-la. Confira o passo a passo aqui.

Creme de mascarpone com frutas vermelhas.

Creme de mascarpone com frutas vermelhas. Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

12. Frozen de manga com frutas vermelhas

Tem na despensa mangas bem maduras, mas ainda firmes? Corte a fruta em cubos e ponha no freezer. Na hora de servir, é só colocar a manga congelada direto no liquidificador, misturar o iogurte natural e bater até formar um creme espesso, com a consistência do frozen yogurt. Está pronto. Veja a receita completa

Receita de frozen de manga

Receita de frozen de manga Foto: Walter Costa|Estadão

 

13. Espetinho de frutas do Ducasse

Não, não queremos nos vingar das mães que ofereciam aos filhos fruta como sobremesa. Não se trata de um simples espetinho com frutas variadas - elas são caramelizadas em mel, azeite e capim-santo. Inusitado, não é?! Confira o passo a passo aqui.

Espetinho de frutas do Ducasse.

Espetinho de frutas do Ducasse. Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

14. Bolo de especiarias e sorvete de baunilha

A ideia, aqui, é intercalar camadas do bolo de especiarias (veja a receita aqui) com sorvete de baunilha (ou do sabor de sua preferência) e levar a sobremesa ao freezer para congelar durante a noite.

Sobremesa feita pela chef Mariana Dias

Sobremesa feita pela chef Mariana Dias Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

15. Crumble de goiaba

Pedaços de fruta caramelados, uma farofinha doce por cima e, para arrematar, um creme inglês morninho. Precisa de mais? A gente acha que não. Sua mãe não gosta de goiaba? Tudo bem, substitua por morangos, manga, maçã, banana… Confira a receita completa

Receita de crumble de goiaba

Receita de crumble de goiaba Foto: Alex Silva|Estadão

 

 

*Caderno de receitas originalmente publicado em maio de 2019. Atualizado pelo última vez em maio de 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências