Paladar

Receitas

Receita

Sobrou frango assado? Veja quais receitas fazer

Para acabar com a monotonia e o desperdício, desfie o que sobrar do frango e use em sanduíches, tortas, panquecas, saladas e muito mais

27 de outubro de 2019 | 07:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Comeu frango assado no final de semana? Sobrou? Que bom! Com as sobras do frango assado é possível fazer diversas receitas para comer durante a semana - basicamente, qualquer uma que peça frango cozido e desfiado. Tire os ossos e a pele, desfie a carne (ou deixe em pedaços, se preferir) e use a criatividade. 

Você pode comprar o frango ou fazê-lo em casa. Acredite, acertando a técnica é possível preparar um frango macio por dentro, dourado e com casquinha crocante por fora. Aprenda como fazer de seis jeitos diferentes e, depois, inspire-se nessas mais de 30 receitas fáceis de acompanhamentos para o prato.

Se, depois disso, ainda sobrar frango, confira algumas receitas deliciosas (e fáceis) para aproveitar a carne e variar na cozinha nesta seleção do Paladar

 

● Sanduíche de frango assado

O sanduíche do premiado restaurante Ici Brasserie pode ser feito em casa com essa receita do chef Marcelo Tanus. Ela ensina também a preparar e assar o frango, mas você pode usar o que já tem pronto, desfiar a carne e seguir o restante dos passos para montar o sanduíche, o que torna a preparação bem mais rápida.

Sanduiche de frango assado do Ici Brasserie

Sanduiche de frango assado do Ici Brasserie Foto: Angelo Dal Bó

 

● Banh mi, sanduíche vietnamita

A tradição francesa da baguete encontro os temperos vietnamitas nesse sanduíche clássico. Fácil de fazer, ele leva frango desfiado, cenoura, nabo, cebola roxa, pepino, molho picante e maionese. O banh mi surgiu no Vietnã durante a ocupação francesa no século 19 é popular até hoje com o seu sucesso nos Estados Unidos após a guerra do Vietnã. Confira a receita.  

Sanduíche vietnamita Bahn mi

Sanduíche vietnamita Bahn mi Foto: Felipe Rau/Estadão

 

● Club sandwich

O clássico sanduíche americano de dois andares é feito com três fatias de pão torradas, peito de frango desfiado, alface crespa, tomate e bacon torrado. E maionese, obrigatoriamente. A autoria dele, que é um dos sanduíches mais famosos do mundo é objeto de discussão entre duas casas em Nova York, lá pelo século 19. Neste passo a passo você aprende a montar esse clássico.

Club sandwich, o sanduíche de dois andares mais famoso do mundo

Club sandwich, o sanduíche de dois andares mais famoso do mundo Foto: Felipe Rau/Estadão

 

● Cumbuca de frango com quiabo

Servida como uma torta fechada, com massa folhada por cima, a receita da combinação clássica pode ser feita aproveitando o frango assado em pedaços. A sugestão é servir em pequenas tigelas refratárias. Confira como fazer.

Cumbuca de frango com quiabo

Cumbuca de frango com quiabo Foto: António Rodrigues/Estadão

 

● Frango com requeijão

O frango desfiado é misturado com milho-verde e vai ao forno com uma camada de requeijão por cima, por 20 a 25 minutos. Depois é só cobrir com a batata palha (melhor ainda se for caseira, que a receita ensina a fazer). Aprenda a preparar.

Frango com requeijão e batata palha caseira

Frango com requeijão e batata palha caseira Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

● Torta de frango

Prática e curinga em quase qualquer refeição, torta de frango pode ser até congelada pronta. O segredo para uma massa crocante e no ponto certo é deixar na geladeira por meia hora e depois assar em forno preaquecido por 25 minutos, coberta com papel manteiga e grãos em cima – a ideia é fazer peso e impedir o crescimento da massa enquanto assa. Para compor o recheio, você pode usar as sobras de frango, em pedaços. Confira a receita. 

A torta de frango pode ser congelada pronta e virar curinga na geladeira

A torta de frango pode ser congelada pronta e virar curinga na geladeira Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

● Panqueca de frango

Cai bem em qualquer refeição acompanhada de uma salada e molho (ou o que você quiser) ou até para um lanche. O melhor é que a preparação da massa de panqueca é fácil e rápida - confira aqui como fazer. Para a versão com recheio de frango, é só adicionar uma colher de sal. Veja as 10 coisas que você precisa saber para fazer a panqueca perfeita.

Massa de panqueca

Massa de panqueca Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

● Causa de frango

O bolinho cremoso feito com massa de batata, um clássico da culinária peruana, tem um toque de espinafre e recheio de frango na receita servida pelo restaurante La Peruana. Aprenda como fazer aqui.

Causa de frango do La Peruana

Causa de frango do La Peruana Foto: Antonio Rodrigues

 

● Sopa de milho, batata, frango e galinsoga

Nessa receita da Neide Rigo, em que é possível aproveitar o frango do fim de semana para desfiar e colocar na sopa, é só ir adicionando os ingredientes na mesma panela aos poucos. Confira a preparação.

Sopa de milho, batata, frango e galinsoga

Sopa de milho, batata, frango e galinsoga Foto: Neide Rigo/Estadão

 

● Salada de frango com coco na folha de alface

Leve e refrescante, na receita da chef do Chou, Gabriela Barreto, a mistura de frango com amendoim e coco é temperada com gengibre, alho, coentro, pimenta, limão, cebola roxa e branca e cebolinha e servida dentro de folhas de alface. Veja como fazer em casa. 

Salada de frango com coco na folha de alface

Salada de frango com coco na folha de alface Foto: Márcio Fernandes/Estadão

 

● Salada de frango e maçã

A salada de sobras de frango, com amêndoas e maçã verde ganha originalidade com um molho de curry e cebola caramelizada. Ele pode ser preparado como molho ou maionese, como você preferir. Confira o passo a passo.

Molho de cebola e curry para salada de frango e maçã

Molho de cebola e curry para salada de frango e maçã Foto: Felipe Rau/Estadão