Um prato para os dias mais severos do inverno, que combina sabores intensos e ainda perfuma a cozinha
por Melissa Clark
The New York Times
Essa é uma sopa intensa, reconfortante, pedaçuda, para os dias mais severos do inverno.
A combinação de temperos – a mistura perfumada de cominho, coentro, canela e pimenta-da-jamaica – vai muito bem com qualquer ingrediente de sabor forte.
Para melhorar ainda mais as coisas, use vários tipos de cogumelos e cozinhe até ficarem dourados e bem caramelizados.
Sopa de cogumelo e espinafre com especiarias. Foto: Andrew Scrivani/NYT
Preparo
1Aqueça metade da manteiga ou azeite em uma panela grande em fogo de médio para alto. Acrescente metade dos cogumelos e metade da cebola picada e refogue, mexendo de vez em quando, até a maior parte do líquido ter evaporado e os cogumelos estiverem bem dourados (10-12 min). Transfira-os para uma tigela e repita o processo com a segunda metade dos mesmos ingredientes. (Resista à vontade de fazer tudo de uma vez: vai juntar muito líquido e atrapalhar a caramelização.)
2Devolva os cogumelos à panela e misture com o extrato de tomate, o tomilho, o cominho, o coentro, a canela e a pimenta-da-jamaica. Deixe refogar até ficar cheiroso (1 min).
3Adicione 5 xícaras de água ou caldo, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe levantar fervura em fogo médio, abaixe a chama e cozinhe por cerca de 20 minutos.
4Acrescente o espinafre, mexendo até murchar (1-2 min).
5Se quiser, bata grosseiramente algumas conchas da sopa (no liquidificador ou com um mixer) e devolva à panela para engrossar o caldo. Dilua com um pouco de água, se necessário.
6Tempere com suco de limão e ajuste sal e pimenta.