Paladar

Receitas

Receitas

Werther Santana|Estadão
Werther Santana|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sopa de legumes e chips de presunto cru

Com o frio previsto para o fim de semana, aprenda esta reconfortante receita de sopa de legumes

por Patrícia Ferraz

Com o frio previsto para o fim de semana, está aberta a temporada de comida reconfortante aqui no Prato do Dia. Para começar, escolhi esta sopa cremosa de legumes – simplezinha e muito fácil de preparar. Leva apenas cenoura, salsão, cebola, batata e caldo de legumes (faça em casa, por favor!). Fica grossa, consistente e cremosa, sem precisar de creme de leite. Até aí, é uma sopa deliciosa, porém comum.

A transformação ocorre com a entrada em cena dos dois complementos: folhas de sálvia fritas, bem sequinhas, e chips de presunto cru tipo Parma. Não são indispensáveis, a sopa fica ótima sem eles também. Mas a sálvia dá um toque de outono e o presunto reforça o sabor, dá graça e um toque crocante. Experimente essa dupla e nas próximas vezes vá inventando, mude os legumes e crie novos complementos com outras folhas, nozes, castanhas, farofa de pão, cebola frita, couve refogada... O frio está só começando.

Preparo

1Refogue a cebola no azeite até murchar e amolecer, junte a cenoura e o salsão e refogue por uns cinco ou seis minutos, mexendo.
2Adicione a batata, refogue por mais dois ou três minutos, junte o tomate pelado (grosseiramente picado) com o suco, o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos.
3Ponha as fatias de presunto numa assadeira e leve ao forno médio ou até ficar crocante (uns dez minutos). Tire do forno e deixe esfriar sobre papel toalha, sem abafar para não amolecer. Se preferir, toste as fatias no micro-ondas sobre uma folha de papel toalha. 
4Derreta a manteiga numa frigideira e frite as folhas de sálvia (depois de limpas e secas) até ficarem crocantes. Escorra e ponha em papel manteiga, sem abafar para não murchar.
5Tire os legumes do fogo e, com a ajuda de uma concha, ponha os sólidos no liquidificador (reserve o líquido na panela para usar em seguida).
6Bata os legumes no liquidificador ou processador até obter um creme grosso. 
7Despeje o creme de volta à panela em que está o líquido. Mexa para misturar.
8Volte a panela ao fogo, tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
9Tire do fogo, distribua a sopa em quatro pratos fundos, acomode dois chips de presunto na lateral de cada prato (ou, se preferir, sirva num potinho à parte).
10Distribua as folhas de sálvia fritas entre os pratos e sirva quente.

 

Ficou com água na boca?